Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
13/02/2020

Fonacate denuncia Paulo Guedes na Comissão de Ética por fala sobre parasitas

Fonte: ANADEP
Estado: DF
Mobilização e resistência marcaram a semana de atividades do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e das entidades afiliadas. Na terça-feira (11/2), o Colegiado protocolou denúncia na Comissão de Ética da Presidência da República contra o ministro da Economia Paulo Guedes, que na última sexta-feira (7/2) chamou os servidores públicos de “parasitas”. A ANADEP e o Fórum emitiram nota de repúdio sobre as falas. 
 
O Fonacate pede que seja instaurado inquérito para apuração de violações do ministro ao Código de Conduta da Alta Administração Pública e ao Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.
 
Enfrentamento no Legislativo
 
Houve também assembleia geral extraordinária para debater as estratégias de trabalho no Congresso Nacional em relação às PECs que reduzem o serviço público: a PEC 188/2019, que trata do Pacto Federativo; a PEC 187/2019, que trata dos Fundos Infraconstitucionais; e a PEC 186/2019, que trata de medidas emergenciais. Um dos encontros da semana foi com o senador Major Olímpio (PSL/SP). O parlamentar solicitou às entidades que encaminhem um documento com as pautas que estão em discussão no Congresso e que preocupam os servidores. O assessor legislativo do senador Oriovisto Guimarães (PODEMOS-PR), Pedro Gonçalves, também recebeu os servidores. 
 
 
Mobilização
 
O Fonacate e as afiliadas organizarão, no dia 18 de março, mobilização nacional em defesa do serviço público. Haverá atos e encontros com o objetivo de levar as servidoras e os servidores, bem como a população às ruas. Na pauta, o enfrentamento ao Estado mínimo, a terceirização em áreas estratégicas e a precarização do atendimento à população.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)