Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
27/01/2020

PR: DPE promove evento em Cadeia Pública

Fonte: ASCOM/DPE-PR
Estado: PR
Na última quarta-feira (22), as mulheres privadas de liberdade da Cadeia Pública de Cornélio Procópio tiveram uma tarde diferente. Isso porque a equipe da Defensoria Pública do Estado do Paraná realizou, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, um evento alusivo ao Janeiro Branco, mês de conscientização sobre saúde mental.
 
Foi no pátio da penitenciária que as detentas receberam dicas posturais em fisioterapia e participaram de roda de conversa com as(os) psicólogas(os) da rede municipal de saúde. Elas também passaram por avaliações e receberam orientações de nutricionistas e profissionais de enfermagem. Já as(os) educadores físicos da rede ficaram responsáveis pelos momentos de dança e descontração. Elas ainda receberam lanches e foram presenteadas com brindes.
 
Durante a roda de conversa, a psicóloga mediadora propôs que cada uma indicasse a primeira palavra que viesse a cabeça e, em 90% dos casos, a palavra pensada foi “liberdade”. Nesse momento, as participantes também refletiram sobre a atual condição e a esperança de dias melhores.
 
Para a Defensoria Pública, o evento representa a aproximação com o sistema de saúde, visando garantir um direito fundamental disposto na Regra 24 das Regras Mínimas das Nações Unidas para Tratamento de Reclusos (Regras de Nelson Mandela).
 
Janeiro Branco
 
A campanha surgiu em 2014, com o objetivo de conscientizar, promover e proteger a saúde mental e emocional. O mês foi escolhido estrategicamente, já que costuma ser um período de muita reflexão sobre as metas do ano anterior e os anseios para o ano seguinte. Dentre as realizações, estão palestras, rodas de conversas e ações de psicoeducação.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)