Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
22/01/2020

Projeto “Jovem Defensor” será apresentado em evento nos Estados Unidos

Fonte: ADEPAR
Estado: PR
O projeto “Jovem Defensor”, desenvolvido pelos defensores públicos do Paraná Bruno Passadore, Dezidério Machado Lima, Camille Vieira da Costa, Vitor Eduardo Tavares de Oliveira, Olenka Lins e pela Defensora Pública da União Rita Cristina de Oliveira, será apresentado em um evento da Organização Internacional “Law and Society”, na cidade de Denver, nos Estados Unidos.
 
Sob o tema “Direito e Resistência”, o objetivo do evento, que acontece entre os dias 28 e 31 de maio e conta com o apoio da Universidade de Massachusetts, é conhecer diferentes iniciativas que envolvem a implementação e garantia de direitos fundamentais.
 
“No evento serão apresentadas formas alternativas de implementação direitos. Ou seja, maneiras de garantir a integridade do ordenamento jurídico através de meios diversos da tradicional litigância em cortes de justiça. Nesse aspecto, o projeto “Jovem Defensor” se encaixa pois tem uma perspectiva da educação enquanto instrumento de obstaculização de violações de direitos. Trata-se do uso da educação como uma forma de garantia democrática”, ressaltou Bruno.
 
O defensor Bruno Passadore é quem irá apresentar o projeto no evento. Estará também presente o defensor público do Paraná João Longhi. Ambos estarão representando a Defensoria Pública do Estado.
 
Projeto “Jovem Defensor”
 
O projeto “Jovem Defensor”, lançado em agosto de 2019, com o apoio da DPE-PR e do CEP (Colégio Estadual do Paraná), visa incentivar jovens da rede pública de ensino a entenderem e debaterem mais sobre justiça, direitos humanos e cidadania, através de aulas em vídeo ministradas pelos próprios defensores e defensoras.
 
A iniciativa surgiu a partir do projeto “Papo Legal”, desenvolvido pela ADEPAR (Associação das Defensoras Públicas e Defensores Públicos do Paraná), que realizou em 2016 e 2017, no CEP, uma série de palestras sobre educação em direitos e igualdade de gênero.
 
A defensora pública Lívia Brodbeck participando do projeto “Papo Legal” no Colégio Estadual do Paraná, em 2017
 
“Queremos com o projeto “Jovem Defensor” conscientizar os jovens sobre temas relevantes que envolvem direitos humanos para que eles se tornem cada vez mais empoderados e capazes de lutarem contra possíveis violações de direitos”, destacou Dezidério, que é vice-presidente da ADEPAR e um dos desenvolvedores do projeto.
 
Os jovens interessados podem acessar o conteúdo das aulas no site da Edepar (Escola da Defensoria Pública do Paraná). Ao completarem o curso, os estudantes recebem um certificado de Jovem Defensor ou Jovem Defensora. Os melhores alunos terão a chance de participar de um estágio supervisionado na DPE-PR (Defensoria Pública do Paraná) para conhecerem melhor o trabalho desenvolvido pela instituição.
 
“A ideia também é que esse material que gravamos seja utilizado dentro das salas de aula por professores, em disciplinas como filosofia, sociologia, história e geografia”, concluiu Dezidério.
 
No ano passado, o projeto “Jovem Defensor” participou do concurso de práticas exitosas, no XIV Conadep (Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos), promovido pela Anadep (Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos).
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
14 de maio, às 9h
Audiência pública - Campanha Nacional 2021
17 de maio, às 10h
Sessão especial para celebrar o Dia Nacional da Defensoria Pública
De 17 a 19 de maio
Webinário #DefensoriaemPauta: desafios para o acesso à justiça
8 de junho
Reunião de Diretoria da ANADEP
9 de junho
AGE
7 de julho
AGE
4 de agosto
AGE
8 de setembro
Reunião de Diretoria da ANADEP
9 de setembro
AGE
6 de outubro
AGE
3 de novembro
AGE
8 de dezembro
Reunião de Diretoria da ANADEP
9 de dezembro
AGE
Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos do Brasil
Novas 100 regras de Brasília
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)