Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
07/01/2020

TO: 15 anos de autonomia - Defensoria reforça compromisso em continuar junto de quem mais precisa

Fonte: ASCOM/DPE-TO
Estado: TO
Presente em todas as comarcas do Estado, a Defensoria Pública do Tocantins (DPE-TO) celebra em 2020 o marco de 15 anos de sua autonomia. A Instituição atua na defesa dos direitos dos tocantinenses desde a criação do Estado, em 1989, mas se tornou autônoma por meio da Emenda Constitucional 45 de 30 de dezembro de 2004, destacando, ainda, as Leis Complementares 41 e 55, que reorganizaram a Defensoria Pública no Estado. A autonomia é celebrada por membros e servidores por ser fundamental à Instituição dentro de sua missão como modelo constitucional de assistência jurídica gratuita aos necessitados.
 
A autonomia permitiu à Defensoria atuar de forma ainda mais responsável e fazer gestão de seu próprio recurso. Isso, somado à reorganização da Instituição, viabilizou a realização de dois concursos para membros e o primeiro do quadro auxiliar.
 
São 751 membros e servidores distribuídos em todas as comarcas do Tocantins, além de estagiários e voluntários que – juntos – prestam atendimento jurídico aos necessitados e às pessoas em situação de vulnerabilidade.
 
Ao celebrar seus 15 de autonomia, a Defensoria Pública mantém seus valores institucionais, entre eles, o comprometimento quanto a prestação de atendimento de qualidade, dedicação no serviço público, valorização do potencial humano e respeito às pessoas e às instituições.
 
Reconhecer a importância da Defensoria no sistema de Justiça e compreender o seu papel como modelo constitucional de assistência jurídica aos hipossuficientes é respeitar a Constituição e respeitar o tocantinense carente, que tem na Defensoria o apoio jurídico que precisa.
 
Em 2020, a Defensoria Pública vai além com atendimento jurídico de qualidade, atenção a que mais precisa e atuando na educação em direitos por meio de seus programas e projetos. Continuar presente em todas as comarcas do Tocantins é o compromisso da Instituição.
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)