Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
18/12/2019

ANADEP nos estados: ANADEP, ADEPAP e DPE-AP trabalham juntas em prol do fortalecimento da Defensoria Pública do Amapá

Fonte: ASCOM ANADEP
Estado: DF

 

Finalizando as atividades de 2019, o presidente da ANADEP, Pedro Paulo Coelho, esteve durante toda a semana em Macapá (AP) para trabalhar ao lado da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Amapá (ADEPAP) e da Defensoria Pública do Estado do Amapá (DPE-AP). A visita faz parte do projeto “ANADEP nos Estados” que tem por objetivo trabalhar junto às Associações Estaduais o fortalecimento institucional através da execução da EC 80/2014.

Na segunda-feira (16), Pedro Coelho realizou visita institucional à sede da DPE-AP, onde houve reunião com a presidente da ADEPAP, Giovanna Burgos; o defensor público-geral, Diogo Grunho; com o subdefensor público-geral, Raphael Augusto Farias Monteiro; e a corregedora Jade Tavares Agra.

No mesmo dia, além de almoço com as associadas e associados, houve também reunião com a diretoria da Associação, em que foi apresentado o trabalho desenvolvido pela Associação Nacional e debatidos projetos e perspectivas em comum entre as entidades.

O segundo dia de trabalho começou com visita institucional ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado, João Lages. Em seguida, o grupo seguiu para a assembleia legislativa, onde se reuniu com o presidente da Casa, deputado Kaká Barbosa (PL); deputados Furlan (PTB), além dos presidentes das Comissões de Constituição e Justiça e de Orçamento e Finanças, Jesus Pontes (PTC) e Paulo Lemos (PSOL), respectivamente.

O presidente da ANADEP, Pedro Paulo Coelho, explica que o projeto "ANADEP nos estados" é um canal fundamental entre a Associação Nacional e a entidade local. "É uma iniciativa que permite a aproximação entre as entidades porque mantemos um canal de diálogo aberto e direto que nos permite uma troca de informações estratégicas. No caso do Amapá, nossa visita acontece em um momento importante, uma vez que está em tramitação na ALAP um projeto de interesse da Defensoria. Viemos auxiliar a associação no diálogo com os representantes do legislativo e judiciário, permitindo maior permeabilidade política", explica o presidente.

Conforme explica a presidente da ADEPAP, Giovanna Burgos, desde o início da formatação da Defensoria Pública do Estado do Amapá nos moldes da Constituição Federal, a ANADEP tem dado suporte e acompanha todo o processo de sua instalação. Segundo ela, a presença da Associação Nacional no estado fortalece as relações institucionais e a Defensoria Pública. "Os órgãos do sistema de Justiça reconhecem a importância da autonomia e da independência funcional da instituição. Em mais um momento histórico, a ANADEP está conosco, acompanhando o trâmite legislativo da nova Lei Complementar que reestruturará a Defensoria Pública do Estado do Amapá, com alguns importantes avanços para a carreira, a instituição e a sociedade amapaense", pontua.

Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
5 de fevereiro de 2020
AGE
6 de fevereiro, de 9hs às 18hs
Curso “Defensores Públicos e Masculinidades: o papel do homem na construção da equidade de gênero no sistema de justiça”
3 de março de 2020
Reunião de Diretoria da ANADEP
4 de março de 2020
AGE e AGO
5 e 6 de março de 2020
I Encontro das Defensoras e Defensores Públicos da Região Centro-Oeste
1 de abril de 2020
AGE
3 de junho de 2020
AGE
02 de junho de 2020
Reunião de Diretoria da ANADEP
1 de julho de 2020
AGE
5 de agosto de 2020
AGE
2 de setembro de 2020
AGE
01 de setembro de 2020
Reunião de Diretoria da ANADEP
7 de outubro de 2020
AGE
4 de novembro de 2020
AGE
09 de dezembro de 2020
Reunião de Diretoria da ANADEP
XIV CONADEP
ANADEP INOVA
Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos do Brasil
Novas 100 regras de Brasília
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)