Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
13/12/2019

PR: DPE promove última ação do Projeto Recomeçar deste ano

Fonte: ASCOM/DPE-PR
Estado: PR
O Projeto Recomeçar encerrou as atividades deste ano nesta terça-feira (10), em Cianorte, após ação que levou gratuitamente ao cinema mulheres que participam do projeto. Foi a terceira vez consecutiva que a Defensoria Pública do Estado do Paraná realizou essa ação. O Recomeçar promoveu encontros quinzenais durante todo o ano, visando estabelecer iniciativas que busquem o bem-estar de mulheres vítimas de violência doméstica, envolvendo a educação em direitos à população como forma de amparar as vítimas de violência e prevenir o crescimento de problemas ligados à justiça. 
 
Em 2019, a DPE-PR iniciou uma parceria com o curso de Estética e Cosmética da Universidade Paranaense (UNIPAR). Este curso oferece semanalmente, às quintas-feiras, atendimentos estéticos gratuitos, trabalhando a autoestima e o empoderamento feminino dessas mulheres. O projeto também trabalha em articulação com a rede de serviços do município, especialmente com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e a Delegacia da Mulher. Empresas privadas também dão apoio ao projeto para realizar ações diferenciadas.  
 
Os encontros são realizados com mulheres que procuram o serviço, mulheres encaminhadas pela própria Instituição e/ou por órgãos municipais. Segundo a coordenadora do projeto e assistente social da Defensoria, Grazielle Ganhão, o perfil das participantes é variado, mas a maioria é de meia idade, tem baixo poder aquisitivo e já rompeu relações com o agressor.
 
Mensalmente é promovido também uma atividade em família, com o objetivo de fortalecer laços entre mães e filhos. Além disso, há os atendimentos psicológicos individuais mensais, com o objetivo de trabalhar as demandas de cada uma das mulheres. Em outubro deste ano, foi realizado atividades em alusão ao Outubro Rosa e às questões que envolvem o câncer de mama, para conscientização e prevenção da doença. 
 
O projeto, além de acolher mulheres em situação de violência doméstica, também promove atividades relacionadas às raízes históricas da violência contra a mulher; afetos de mulheres em situação de violência doméstica; Lei Maria da Penha: algumas considerações do ponto de vista jurídico; tipificação da violência doméstica contra a mulher; conhecendo a rede: Delegacia da Mulher, CREAS e Ouvidoria da Mulher; expressões da violência nos relacionamentos e no contexto familiar; direitos das mulheres; violência doméstica: as consequências emocionais, psicossociais e morais; oficina de empoderamento feminino; autoestima da mulher em situação de violência; oficina de fortalecimento de vínculos; organização financeira familiar I e II; família: algumas considerações do ponto de vista jurídico; representações tradicionais de gênero e preconceito e a influência da mídia; o uso de substâncias psicoativas como potencializador da violência; direitos sociais: discutindo a seguridade social; a vitimização e o processo de fortalecimento/empoderamento da mulher; (re)construção de vínculos afetivos e empodere-se: ser mulher para além das marcas da violência.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)