Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
22/11/2019

SP: Defensoria inaugura exposição de desenhos “Lei Maria Da Penha: como podemos construir um futuro sem violência contra as mulheres?”, feita por alunos da rede pública estadual

Fonte: ASCOM/DPE-SP
Estado: SP
Foi inaugurada nesta quinta-feira (21/11), no hall do edifício-sede da Defensoria Pública de SP, a exposição de desenhos “Lei Maria Da Penha: como podemos construir um futuro sem violência contra as mulheres?”. A mostra é resultado de uma iniciativa da Defensoria em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, que promoveram um concurso de desenhos entre alunos e alunas da rede pública estadual como maneira de debate e conscientização sobre o tema.  A exposição poderá ser visitada até 10/12, entre 9h às 18h.
 
No total, foram recebidos 8.432 desenhos, dentre os quais 183, oriundos de 83 Diretorias de Ensino, participaram da fase final do processo seletivo. O primeiro colocado ilustrará a capa da Cartilha Maria da Penha que a Defensoria lançará em breve, e o segundo ilustrará página interna da publicação. Cerca de 20 delas integram a exposição. O objetivo do concurso foi permitir que professores conversem sobre a violência contra as mulheres com alunos e alunas em sala de aula.
 
Na cerimônia de abertura da exposição, o Defensor Público-Geral, Davi Depiné Filho, afirmou em nome da Defensoria que se sente feliz em participar da iniciativa e sediar a exposição. “Na verdade, somos os coadjuvantes de um projeto cujos protagonistas são os estudantes e educadores que participaram”, disse. Ele ressaltou a parceria com a pasta de Educação em torno do objetivo de pautar tema tão importante entre jovens que estudam na rede pública. “Cada ilustração possui uma proposta e uma explicação, que demonstram como foi rico esse processo de discussão entre alunos e alunas”, disse.
 
O Defensor Diretor da Edepe (Escola da Defensoria Pública), Rafael Folador Strano, agradeceu a receptividade da Secretaria de Educação à ideia, desde o início. “Normalmente, quando pensamos em educação em direitos, pensamos em aulas expositivas e cursos professorais. Essa foi uma maneira diferente e inovadora de levar a educação em direitos de outra maneira, criativa e propositiva. Vimos que um concurso como esse gera muito debate, fomenta a discussão e gera mobilização de estudantes”, afirmou.
 
A iniciativa do concurso de desenhos – e utilização dos primeiros colocados para ilustrar a cartilha da Defensoria sobre o tema – partiu do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres e do Núcleo Especializado de Infância e Juventude, que mantiveram a interlocução com a pasta de educação para implementá-la. A Defensora Ana Carolina Oliveira Golvim Schwan (NEIJ) classificou o número de participantes como inacreditável. “Foram mais de 8 mil adolescentes que pararam para refletir sobre o tema e se expressar através dos desenhos”, disse.
 
A Defensora Paula Sant'Anna Machado de Souza (NUDEM) destacou as reflexões geradas entre estudantes e educadores. “Não foi por acaso que o concurso partiu de uma pergunta, colocada como ponto de partida. Fazer os jovens refletirem sobre ela aponta para um futuro com menos violência contra meninas, adolescentes e mulheres. Ao final, em cada uma das respostas recebidas, percebemos que há uma demanda por igualdade, que possibilita afastar a violência”, disse.
 
O concurso foi lançado em agosto, durante uma orientação técnica promovida pela Edepe e pelos Núcleos Especializados de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher e de Infância e Juventude da Defensoria sobre o papel da escola na valorização da mulher na sociedade. Entre os temas abordados pelos Núcleos estava o acolhimento nas escolas de alunos em condição de vulnerabilidade (negras, grávidas e vítimas de violência).
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
20 de maio
AGE (Brasília)
12 e 13 de maio (Bahia)
Lançamento da Campanha Nacional
19 de maio (Senado)
Sessão Solene - Dia da Defensoria Pública
10 de junho
AGE
7 de julho
Reunião de Diretoria
8 de julho
AGE
5 de agosto
AGE
8 de setembro
Reunião de Diretoria
9 de setembro
AGE
7 de outubro
AGE
10 de novembro
Reunião de Diretoria
11 de novembro
AGE
1º de dezembro
Reunião de Diretoria
2 de dezembro
AGE
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)