Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
02/10/2019

Debate sobre crimes virtuais contra as mulheres é tema no Fórum da Internet no Brasil

Fonte: ASCOM ANADEP
Estado: DF/AM
 
A coordenadora da Comissão dos direitos da Mulher da ANADEP, Rita Lima, participou, nesta quarta-feira (2/10), em Manaus, do 9º Fórum da Internet no Brasil. Promovido anualmente pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o evento busca incentivar representantes dos setores que o compõem a acompanharem e opinarem sobre as questões mais relevantes para a consolidação e expansão de uma internet diversa, universal e inovadora no Brasil.
 
Rita Lima falou sobre "a Proteção da honra e integridade da mulher frente à propagação de conteúdo misógino ou exposição da intimidade: mecanismos jurídicos e tendências legislativas". Conforme dados do Instituto Avon, as denúncias de crime online contra as mulheres subiu 1.600% no Brasil, em 2018. De acordo com ela, esse time de crime reforça estereótipos de uma cultura patriarcal.
 
"Observamos que há uma atribuição de papéis diferenciados para homens e mulheres no espaço social. Há também uma hierarquização das qualidades atribuídas ao masculino e feminino e uma subvalorização das mulheres, notadamente as mulheres negras e periféricas", pontuou a defensora. Ela também destacou episódios de masculinidade tóxica, em que homens querem controlar o corpo e a sexualidade das mulheres. 
 
Ao falar sobre a legislação sobre o tema, Rita Lima ressaltou os principais desafios para a proteção e a integridade da mulher na internet. Entre elas, estão: educação voltada para a superação de estereótipos, com viés de gênero, raça e classe; facilitação do acesso às informações sobre direitos; melhoria dos equipamentos públicos e aptidão para acompanhar o desenvolvimento tecnológico; o fortalecimento de serviços em rede e capacitação dos responsáveis pelo atendimento aos casos; e a aproximação entre setor público e privado.
 
O evento segue até sexta-feira. Informações: https://forumdainternet.cgi.br/
 
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)