Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
16/09/2019

PR: DPE em Cascavel garante direito à ampla defesa a adolescente

Fonte: ASCOM/DPE-PR
Estado: PR
A Sede da Defensoria Pública do Estado do Paraná em Cascavel requereu um pedido de habeas corpus para que o direito à ampla defesa fosse garantido a um adolescente em conflito com a lei. Na ação socioeducativa em questão, o menino responde pela suposta prática de ato infracional de tráfico de drogas.
 
Pelo fato de o infante já estar internado no Centro de Socioeducação I de Cascavel por outro ato infracional, a juíza do caso sugeriu que a audiência de apresentação fosse realizada por videoconferência. No entanto, esse método só pode ser adotado em casos excepcionais, fundamentados por justificativas concretas. Utilizando o princípio constitucional da ampla defesa e do contraditório, o defensor público do caso impetrou o pedido de habeas corpus.
 
Segundo o pedido, os princípios “asseguram ao representado não só o direito de se manifestar, mas também o direito à informação e à reação a respeito da imputação que lhe é ofertada”. Além disso, “o contato presencial entre o Magistrado e o adolescente é a regra e, salvo em medidas excepcionais e mediante justificativa específica, não pode ser obstado”.
 
Por unanimidade, os desembargadores da Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado deferiram o pedido de habeas corpus: “o paciente deve ser ouvido pessoalmente, visto tratar-se de ato de extrema importância ao procedimento de apuração de ato infracional”, decidiram eles. A decisão foi em homenagem a um dos postulados constitucionais mais aclamados no âmbito do direito penal e processual penal, que é o princípio da ampla defesa. 
 
O princípio
 
Segundo o princípio do contraditório e da ampla defesa, deve ser garantida à qualquer pessoa que está sendo responsabilizada penalmente pelo Estado o direito de obter amplo conhecimento sobre a acusação, produzir todos os meios de provas, prestar sua declaração e influenciar na decisão. O princípio é derivado da frase latina audi alteram partem (ou audiatur et altera pars), que significa "ouvir o outro lado".
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)