Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
19/08/2019

PI: Defensoria prestou atendimento à população de Redenção do Gurguéia durante Jornada da Justiça Itinerante

Fonte: ASCOM/DPE-PI
Estado: PI
A Defensoria Itinerante da Defensoria Pública do Estado do Piauí integrou Jornada da Justiça Itinerante no período de 12 a 16 deste mês de agosto em Redenção do Gurguéia, no Sul do Estado. Os trabalhos da equipe enviada de Teresina foram coordenados pela Defensora Pública Ana Cristina Carreiro de Melo, titular da Defensoria Pública de Bom Jesus.
 
Em Redenção do Gurguéia, sem limite de senhas,  a equipe da Defensoria Itinerante realizou atendimento e orientações sobre reconhecimento de paternidade, serviços de retificação de registro civil de nascimento, suprimento de óbito, divórcio consensual, homologação de acordo de pensão alimentícia, restauração de assento de nascimento, reconhecimento e dissolução de união estável, entre outros considerados ações de natureza consensual. Somente no primeiro dia mais cerca de cem pessoas buscaram a Defensoria Itinerante no município.
 
Ana Cristina Carreiro destaca que a importância da Defensoria para a realização da Jornada.  “Os jurisdicionados da Comarca de Redenção do Gurguéia/PI, tiveram o acesso à justiça por meio da Justiça Itinerante, atendendo principalmente a população carente dessa região. A Defensoria Pública, nessa empreitada, é um parceiro fundamental, tendo em vista que é a porta de entrada para ajuizar as demandas dos assistidos cujos conflitos foram resolvidos de forma imediata. É bastante gratificante saber que o Poder Judiciário foi até a população gurgeína em que lhe foi garantido o direito de reivindicar os seus direitos”, diz a Defensora.
 
O Diretor da Defensoria Itinerante, Marcelo Moita Pierot, diz que ao se deslocar para atendimento em todo o Estado, a Itinerante está cumprindo o seu papel.  “O Piauí é um Estado com mais de 3 milhões de habitantes distribuídos numa extensa área territorial. A cidade de Redenção do Gurguéia fica a mais de 660 km da capital, Teresina , e sua população como nas demais cidades do Estado necessita de ações governamentais e políticas para garantir os direitos básicos . A Defensoria Publica cumpre com sua missão ao disponibilizar recursos humanos e materiais, no intuito de oferecer assistência jurídica gratuita a quem realmente necessita. Poder ofertar ações na área de registros públicos e direito de família, principalmente, é dar mais dignidade a pessoa carente para que possa seguir em busca de outros direitos básicos , a população está de parabéns”, afirma o Defensor.
 
A Defensoria Itinerante conta, além da Direção do Marcelo Moita Pierot, com os Defensores Públicos titulares Arilson Pereira Malaquias, na 1ª Defensoria Pública Itinerante e Francisco Cardoso Jales, na 2ª Defensoria Pública Itinerante e é parceira constante nas Jornadas da Justiça Itinerante, que são desenvolvidas pelo Tribunal de Justiça em todo o Estado do Piauí.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)