Na quarta-feira (14), a defensora pública-geral do Distrito Federal, Maria de Nápolis, o subdefensor público-geral Danniel Vargas e o defensor público e coordenador do Núcleo de Direitos Humanos, Alberto Amaral, se reuniram com representantes da Universidade de Brasília (UnB) para assinatura de termo de cooperação para realização do primeiro Curso de Formação de Defensoras e Defensores Populares do DF. Participaram do encontro o diretor da Faculdade de Direito da UnB, Mamede Said Maia Filho, e os professores de Direito da universidade José Geraldo de Sousa Junior, Daniela Marques e Talita Rampin.
A atividade será realizada em formato de curso de extensão, com carga horária de 40 horas, e as aulas serão ministradas por professores da UnB e defensores públicos do DF. O primeiro encontro está previsto para o mês de outubro.
A ideia é capacitar os principais líderes das comunidades do DF por meio da oferta de conhecimento jurídico básico. Serão abordados temas diretamente relacionados à realidade do Distrito Federal, possibilitando um processo de emancipação dos sujeitos e valorizando, ainda, a experiência de vida cotidiana dessas pessoas em comunidade.
A meta inicial do projeto é capacitar cerca de 100 pessoas, promovendo o interesse pelo conhecimento jurídico e uma maior participação popular para a democracia, de modo que os participantes se tornem agentes de transformação social e de divulgação de uma cultura de direitos e de promoção da paz.
Também são parceiros do projeto o Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (NDH) e a Escola de Assistência Jurídica (Easjur) da DPDF. Informações sobre inscrições e processo seletivo serão divulgadas em breve.