Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
18/06/2019

Comissão de Igualdade Étnico-Racial da ANADEP emite nota técnica sobre pacote anticrime

Fonte: ASCOM ANADEP
Estado: DF

A Comissão de Igualdade Étnico-Racial da ANADEP emitiu, nesta terça-feira (18/6), nota técnica acerca do pacote anticrime (Projeto de Lei 882/2019). A proposta, que tramita na Câmara dos Deputados, inclui três projetos de lei que alteram a legislação penal e processual penal.

O documento elaborado pelo grupo aponta, através de casos reais, condutas discriminatórias e a situação de violência contra a população indígena e negra, que pode ser agravada com a aprovação do pacote.

Conforme a comissão, o pacote anticrime é um retrocesso na proteção dos direitos humanos e trará dramáticas consequências às populações supracitadas. “O projeto deixou de avaliar as caraterísticas raciais e étnicas da violência letal no Brasil, razão pela qual propõe medidas absolutamente inadequadas para o enfrentamento dos crimes praticados com grave violência contra a pessoa, que podem inclusive agravar a desproteção dos segmentos populacionais mais afetados por este fenômeno, o que ofende o princípio constitucional do devido processo legal, na sua dimensão substancial”, aponta a nota.

Clique aqui e confira a nota técnica na íntegra.

 

Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)