Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
18/06/2019

MG: Defensoria Pública cria Centro de Conciliação e Mediação em Matias Barbosa

Fonte: ASCOM/DPE-MG
Estado: MG
A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) inaugura, no dia 24 de junho, o Centro de Conciliação e Mediação da Instituição na Comarca de Matias Barbosa. O objetivo é promover o atendimento prioritário para assistidos na área de Família.
 
A iniciativa tem como finalidade buscar, sempre que possível, a solução extrajudicial dos litígios, visando à composição entre as pessoas em conflito de interesses, por meio de mediação, conciliação e demais técnicas de composição e administração de conflitos.
 
A implantação do Centro está em consonância com o Planejamento Estratégico e com o atual Plano Geral de Atuação da Defensoria mineira, como uma forma de sistematização e expansão das suas atividades extrajudiciais.
 
A defensora pública coordenadora Local, Lísia Cordeiro de Aquino Junqueira, ressalta a importância do Centro de Conciliação e Mediação para a população da Comarca de Matias Barbosa, que conta com a atuação de apenas uma defensora pública.
 
“Com essa iniciativa, que possibilita a atuação voltada para ambas as partes do conflito, a Defensoria Pública atingirá maior número de assistidos. Além disso, o Centro de Conciliação e Mediação possibilitará alcançar a solução mais justa, equilibrada e célere em favor de todos os envolvidos”, acredita Lísia Junqueira.
 
A defensora pública pondera que em cidades menores, cuja população é carente quase na sua totalidade, e onde os núcleos da DPMG funcionam com um único defensor público, acaba por ocorrer, muitas vezes, um desequilíbrio na balança da justiça.
 
De acordo com ela, muitos demandados, dada a hipossuficiência, acabam ficando desassistidos por não possuírem recursos para contratar advogados para suas defesas nas ações litigiosas.
 
“Na maioria dos casos, a parte acaba revel nos processos em razão da pobreza, o que viola os mais básicos preceitos constitucionais, como o princípio da dignidade da pessoa humana, o direito ao acesso à justiça e ao devido processo legal”, argumenta a defensora pública.
 
A coordenadora Local afirma que a solução rápida e extrajudicial dos conflitos “minimiza os efeitos deletérios das lides. Nesse passo, o Centro de Conciliação e Mediação que se inaugura irá trazer benefícios expressivos à comunidade que integra a comarca de Matias Barbosa”, completa Lísia Junqueira.
 
O Centro de Conciliação e Mediação da DPMG em Matias Barbosa realizará audiências duas vezes na semana, na área de Família, sob a coordenação da defensora Lísia Junqueira. A comarca é composta também por mais três municípios: Simão Pereira, Santana do Deserto e Belmiro Braga.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)