Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
17/06/2019

ANADEP e CONDEGE participam da assinatura do Pacto Nacional pela implementação da Lei nº 13.431

Fonte: ANADEP* Com informações da DPE-PE
A Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) e o Colégio Nacional dos Defensores Públicos-Gerais (Condege) participaram, na última quinta-feira (13), da assinatura do Pacto Nacional pela implementação da Lei nº 13.431, que estabelece o Sistema de Garantias de Direitos da Criança e do Adolescente vítima de violência. A solenidade ocorreu no Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília.
 
O Pacto tem o objetivo de garantir a prevenção da revitimização de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violências física, psicológica, sexual ou institucional. Além disso estabelece o Sistema de Garantias de Direitos da Criança e do Adolescente, com a determinação de diretrizes concretas para a implantação da escuta especializada e o depoimento especial. Outra meta do Pacto é a conjugação de esforços para, mediante atuação integrada entre os pactuantes, estabelecer mecanismos para a concretização do Sistema.
 
A Defensoria Pública Brasileira, segundo o presidente do Condege, José Fabrício, irá acompanhar e fiscalizar o respeito às novas determinações legais.
 
Também assinaram o Pacto Nacional o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, o presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, Dias Toffoli; a secretária Nacional de Justiça, Maria Hilda Marsiaj Pinto; os ministérios da Casa Civil, da Educação, da Saúde, da Cidadania, da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, a primeira-dama Michelle Bolsonaro, a Ordem dos Advogados do Brasil, o Conselho Nacional do Ministério Público, o Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil e a Defensoria Pública da União.
 
Entre os presentes, os Defensores Públicos-Gerais de Roraima, Oleno Matos, e do Rio Grande do Norte, Marcus Vinicius Soares Alves; o subdefensor público-geral de Pernambuco, Henrique Seixas; e o Defensor Público de Pernambuco e chefe de gabinete, João Duque.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)