Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
17/06/2019

MA: Defensoria Pública inicia curso de Formação de Defensores Populares

Fonte: ASCOM/DPE-MA
Estado: MA
A Escola Superior da Defensoria Pública estadual está realizando o primeiro Curso de Formação de Defensores Populares. As aulas tiverem início, nesta semana, com a palestra ministrada pela diretora da Escola Superior, a defensora Isabella Miranda, com o tema “Organização do Estado, Introdução a Direitos e Garantias Fundamentais e o papel da Defensoria Pública”. Estão participando desta primeira turma cinquenta representantes de 25 entidades, da capital e interior do estado.
 
O objetivo da formação é promover a difusão e a conscientização de direitos humanos, por meio da capacitação de lideranças comunitárias, representantes de entidades da sociedade civil e movimentos sociais, permitindo-lhes identificar e dar encaminhamento a demandas sociais coletivas detectadas em suas respectivas áreas de atuação.
 
“Estamos construindo um caminho de coesão, envolvendo o que nos é mais caro, o assistido. É ele que convive com o problema diariamente, conhece a realidade e nada mais justo que oportunizar ao próprio cidadão conhecimentos que o subsidiem para levar instrumentos de acesso à Justiça para sua comunidade, priorizando, lógico, a mediação do conflito por meio do diálogo, contribuindo, assim, para a redução de vulnerabilidades sociais”, destacou Isabella Miranda.
 
A ação foi elogiada pelas lideranças presentes no local e que estão participando do processo de qualificação. “O que a Defensoria está fazendo é histórico. É uma oportunidade ímpar para fortalecermos ainda mais as nossas lutas”, afirmou uma das coordenadoras do Coletivo de Mulheres com Deficiência, Deline Cutrim.
 
Entusiasta da iniciativa, a representante da Associação Comunitária do Itaqui-Bacanga (Acib), Marcelina Lindoso, disse que o curso representa um marco nas lutas do movimento social no estado. “Além de estarmos mais próximos da Defensoria, que é uma instituição do povo, qualificamos o nosso trabalho no fortalecimento das ações de controle social”, concluiu.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)