Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
07/06/2019

PA: Prática da Defensoria Pública concorre ao Prêmio Innovare 2019

Fonte: ASCOM/DPE-PA
Estado: PA
Como vem ocorrendo nos últimos anos, a Defensoria Pública do Pará, por meio do árduo trabalho de seus defensores públicos, servidores e estagiários, vai concorrer ao Prêmio Innovare 2019, desta vez com a prática “Amicus Communitas”, de autoria do Grupo de Trabalho de Regularização Fundiária e Direito à Moradia (GTRFDM), coordenado pelo defensor público e integrante da equipe, Adriano Souto Oliveira.
 
O processo de Regularização Fundiária de Interesse Social (Reurb-S) é um instrumento jurídico de política urbana, cujo objetivo principal é tirar da informalidade determinados núcleos urbanos e seus ocupantes, buscando uma segurança jurídica e social para as pessoas que ali residem.
 
O grande diferencial do projeto “Amicus Communitas”, promovido pelo GT de Regularização Fundiária e Direito à Moradia, segundo o defensor público Adriano Souto, é a celeridade que o método extrajudicial proporciona aos assistidos, combatendo a informalidade e regularizando espaços ociosos que foram ocupados por famílias carentes ao longo do tempo. “O programa é de fundamental importância para garantir à população mais carente o acesso à justiça de forma mais célere, no que respeita às questões envolvendo a regularização fundiária urbana. A atuação do grupo se dá desde o assessoramento jurídico, até a visita ‘in loco’ nas comunidades para ouvir as pessoas, analisar a estrutura das áreas ocupadas, promover a educação em direitos e deliberar sobre os encaminhamentos que serão dados aos casos”, argumentou.
 
O Grupo de Trabalho de Regularização Fundiária e Direito à Moradia (GTRFDM) utiliza-se da Lei 13.465/2017, que legitima a Regularização Fundiária Urbana como um papel da Defensoria Pública. A lei prioriza a solução extrajudicial de conflitos, a fim de acelerar o processo de regularização destes espaços para que investimentos básicos, como saneamento e urbanização, possam chegar aos espaços ocupados. Com o auxílio de seis defensores públicos, uma assessora jurídica e outra de arquitetura, 62 comunidades na Região Metropolitana de Belém já foram atendidas pelo Grupo de Trabalho.
 
Ainda segundo o defensor público, o GT de Regularização Fundiária está trabalhando no lançamento de um protocolo de atuação que possibilitará capacitação aos defensores públicos de todo o Estado, para a propositura da Reurb-S. “Estaremos lançando, em breve, por meio de um seminário, um protocolo de atuação em âmbito estadual, destinado a todos os defensores do Pará. A expectativa é de que esse modelo possa ser difundido também em âmbito nacional, uma vez que é um projeto que tem alcançado excelentes resultados por meio da mediação e do diálogo interinstitucional, com a solução extrajudicial de demandas de forma coletiva”, colocou Adriano Souto.
 
Sobre a premiação
 
O Prêmio Innovare prestigia as melhores práticas jurídicas do Brasil desde 2004, organizando todas elas em uma plataforma de consulta online, fazendo com que profissionais do Direito de todo o país possam ter acesso às melhores práticas e, dessa forma, levar algumas destas experiências para suas respectivas localidades.
 
Em 2017, a Defensoria Pública do Pará foi premiada por uma de suas ações e práticas desenvolvidas pelo Estado. Na ocasião, a prática “Defesa dos Direitos Indígenas”, de autoria da defensora pública Juliana Oliveira e do defensor público Johny Giffoni, foi a grande vencedora na categoria “Defensoria Pública”.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
27, 28 e 29 de agosto
Atividades legislativas
28 e 29 de agosto
CONIP 2019
4 de setembro de 2019
Assembleia Geral Extraordinária (AGE)
2 de outubro de 2019
Assembleia Geral Extraordinária (AGE)
12 de novembro de 2019
Assembleia Geral Extraordinária (AGE)
11 de dezembro de 2019
Assembleia Geral Extraordinária (AGE)
1º de outubro de 2019
Reunião de Diretoria da ANADEP
10 de dezembro de 2019
Reunião de Diretoria da ANADEP
12 a 15 de novembro - Rio de Janeiro
XIV Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (CONADEP)
XIV CONADEP
ANADEP INOVA
Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos do Brasil
Novas 100 regras de Brasília
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)