Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr
07/06/2019

BA: DPE participa de assembleia promovida pela Pastoral Carcerária

Fonte: ASCOM/DPE-BA
Estado: BA
A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE-BA esteve presente na Assembleia da Pastoral Carcerária (PCR) da Bahia e Sergipe, estados que compõem a região Nordeste III do Conselho Nacional de Bispos do Brasil – CNBB. O encontro teve objetivo de discutir a situação carcerária dessas regiões, entre elas, limitação financeira dos familiares dos apenados, morosidade da justiça e os obstáculos para a atuação de assistentes sociais e psicólogos junto aos presos.
 
O encontro foi realizado no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora do Brasil, em Porto Seguro. Representando a DPE-BA, estiveram presentes as defensoras públicas Izabel do Carmo e Tatiana Câmara Assis. “A presença da Defensoria Pública, como órgão da execução, responsável por prestar assistência jurídica aos presos, egressos e seus familiares, é fundamental para acompanhar as dificuldades apontadas pelos representantes da Pastoral Carcerária, buscando conhecer de perto suas reivindicações e buscar meios para auxiliá-los”, relatou a defensora Izabel, atuante na comarca de Porto Seguro.
 
A assembleia debateu também sobre o Projeto Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia – TJBA, em que teve presença da desembargadora e coordenadora do projeto, Joanice Guimarães, além de outros representantes da instituição. Para a defensora Tatiana Câmara, que atua na comarca de Teixeira de Freitas, o evento foi um local de fala para todos que estiveram presentes, o que permitiu aproximação com a sociedade civil.
 
Pastoral Carcerária
 
Com agentes presentes em todos os Estados do país, a PCr acompanha e intervém na realidade do cárcere brasileiro de forma cotidiana. Em seu trabalho de atendimento religioso às pessoas presas os/as agentes pastorais promovem um serviço de escuta e acolhimento, contribuem para o processo de iniciação à vida cristã e para a vivência dos sacramentos, e atuam no enfrentamento às violações de direitos humanos e da dignidade humana que ocorrem dentro do cárcere.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
27, 28 e 29 de agosto
Atividades legislativas
28 e 29 de agosto
CONIP 2019
4 de setembro de 2019
Assembleia Geral Extraordinária (AGE)
2 de outubro de 2019
Assembleia Geral Extraordinária (AGE)
12 de novembro de 2019
Assembleia Geral Extraordinária (AGE)
11 de dezembro de 2019
Assembleia Geral Extraordinária (AGE)
1º de outubro de 2019
Reunião de Diretoria da ANADEP
10 de dezembro de 2019
Reunião de Diretoria da ANADEP
12 a 15 de novembro - Rio de Janeiro
XIV Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (CONADEP)
XIV CONADEP
ANADEP INOVA
Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos do Brasil
Novas 100 regras de Brasília
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)