Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
28/05/2019

Defensoras e defensores públicos são homenageados em sessão solene na CLDF

Fonte: ANADEP* Com informações da DPDF
Estado: DF

Defensoras e defensores públicos foram homenageados nesta terça-feira (28), na Câmara Legislativa do DF (CLDF), em sessão solene realizada em comemoração ao Dia da Defensora, do Defensor Público e da Defensoria Pública, celebrado no último dia 19 de maio. A solenidade contou com a presença de autoridades, colaboradores e servidores da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF). Na oportunidade, houve também a entrega das carteiras funcionais aos profissionais mais antigos de cada categoria. A sessão foi solicitada pelo presidente da CLDF, Rafael Prudente.

Na ocasião, a vice-presidente da ANADEP, Rivana Ricarte saudou todos os que fazem a instituição e fez um breve panorama a Defensoria Pública no país e destacou a importância do mês de maio para a instituição. “Só agora, em 2019, podemos dizer que existe Defensoria Pública em todo o país, chegamos em todos os estados da federação. Mas para realmente pintarmos todo o Brasil de verde, da forma que sonhamos, é preciso que tenhamos defensor e defensora pública em cada uma das comarcas do País”, comentou.

Para a presidente da ADEP-DF, Mayara Tachy, o empoderamento da Instituição é um empoderamento da própria população. “Nosso papel principal é a defesa dos direitos das minorias. Temos que empoderar essas pessoas que não sabem nem que têm direitos”. Durante sua fala, Mayara também falou da campanha da ANADEP, #EmDefesaDelas.

Por fim, a defensora pública-geral do DF, Maria de Nápolis, proferiu o seu discurso: “Estamos aqui hoje reunidos para celebrar mais um ano de existência dessa nobre e jovem instituição. Cada passo dado para o reconhecimento da importância e da dignidade da Defensoria Pública é um passo a mais nessa jornada em direção a uma sociedade mais justa, mais livre e mais solidária, em que todos tenhamos nossos direitos protegidos, independentemente de nossas condições econômicas, das cores de nossa pele, dos dogmas de nossa fé ou da origem dos nossos nomes”.

Reconhecimento

Na sequência, usuários dos serviços da DPDF prestaram depoimento sobre a atuação das defensoras, defensores e da Instituição. Douglas Romeiro Barbosa, ex-aluno do Projeto Conhecer Direito, falou sobre a educação em direitos. Wanderson Soares da Costa contou que cumpre pena há dez anos e está em regime semiaberto. Para ele, que trabalha no edifício sede da DPDF e no Núcleo de Execução Penal da DPDF, todo dia é um novo aprendizado. A professora Janaina Carvalho, coordenadora do Núcleo de Convivência do Centro de Apoio ao Surdo (CAS/DF), também destacou a importância da educação, mais especificamente em relação aos surdos.

Compuseram a mesa as seguintes personalidades: a 2ª Vice-presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, a desembargadora Ana Maria Duarte Amarante Brito; o promotor de justiça e assessor de políticas institucionais do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Georges Carlos Frederico Moreira Seigneur; o diretor tesoureiro da OAB/DF, Paulo Maurício Braz Siqueira; além de parlamentares.

Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)