Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
16/04/2019

MA: Projeto Torcedor Mirim da DPE e Sedel leva crianças carentes ao Estádio Castelão

Fonte: ASCOM/DPE-MA
Estado: MA
 
Pipoca, refrigerante, cachorro-quente e futebol. O que poderia ser um dia comum para 40 crianças do Coroado, se transformou em “uma experiência que nunca vão esquecer na vida”, de acordo com o professor Elso Fonseca, voluntário em uma Escolinha de Futebol, que trabalha com quase 70 crianças carentes naquele bairro. Essa atividade só foi possível por conta do projeto “Torcedor Mirim”, promovido pela Defensoria Pública (DPE/MA), Secretaria Estadual de Esportes e Lazer (Sedel), com apoio da Federação Maranhense de Futebol e da Secretaria de Segurança Pública, por meio do Pacto Pela Paz.
 
O projeto é voltado ao estímulo de práticas esportivas em bairros de grande adensamento populacional e carentes de políticas públicas, visando fortalecer o compromisso da Defensoria em contribuir para a transformação social. Como parte do lançamento do projeto, as crianças assistiram à final entre Moto Club e Imperatriz, realizado no último sábado no Castelão. Na ocasião, eles visitaram vestiários, conversaram com atletas e tiveram a oportunidade de entrar em campo com o time do Imperatriz, antes da bola rolar.
 
“Foi muito legal. Já tinha vindo ao estádio, mas nunca entrei no campo, muito menos com os jogadores do time que foi o campeão”, destacou Felipe Almeida, de 12 anos, ressaltando que conhecer os bastidores o fez querer se empenhar ainda mais para tirar boas notas, um dos pré-requisitos para participação na escolinha, alimentando o seu sonho de ser um jogador profissional.
 
Além de levar crianças e adolescentes às competições esportivas do estado, também serão realizadas atividades como a promoção de aulas de diversos esportes em comunidades carentes e a articulação para garantir a construção de equipamentos públicos nas comunidades.
 
“Este foi apenas o pontapé inicial do projeto. Estamos programando uma série de ações conjuntas visando ampliar as atividades. Só temos a agradecer ao secretário de esportes, Rogério Cafeteira, que abraçou o projeto, ao representante da Federação, Hans Nina, e à Secretaria de Segurança, que possibilitaram um dia tão mágico para estes garotos”, destacou o defensor-geral Alberto Pessoa Bastos.
 
Escolinha - As crianças fazem parte de uma escolinha de futebol, gerida pelos professores Elso Fonseca e Adailton Pinheiro, que utilizam as instalações da Praça dos Esportes e da Cultura, na Praça do Coroado, para treinar os garotos. Recentemente, a DPE e a Sedel realizaram uma vistoria nas obras, ainda inacabadas, desses espaços, que vêm sendo utilizados pela comunidade mesmo de forma precária.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)