A partir da próxima segunda-feira (1º/4), o Núcleo de Defensorias Especializadas de Aparecida de Goiânia passa a contar com profissionais do Centro de Atendimento Multidisciplinar (CAM). Assistentes sociais e psicólogos vão atuar em conjunto com defensores públicos e servidores daquela unidade.
Nesta segunda-feira (25/3), a coordenadora do Núcleo de Defensorias Especializadas de Aparecida de Goiânia, Cristiana Baptista, e a diretora do CAM, Michelle Bitta, se reuniram, juntamente às profissionais do CAM, para acertar os detalhes dessa atuação. O encontro foi realizado na sede da DPE-GO em Aparecida de Goiânia.
“O trabalho do CAM vai ser fundamental para nossa atuação extrajudicial e em demandas complexas, tais quais as que envolvem situação de alienação parental ou abuso sexual, por exemplo. Será, também, muito importante para o atendimento às vítimas de violência doméstica, bem como para a área de infância e juventude. O trabalho dos psicólogos e assistentes sociais possibilitará que a Defensoria Pública atue de forma mais profunda e multidisciplinar obtendo, consequentemente, soluções mais efetivas em cada caso”, avalia a coordenadora do Núcleo de Defensorias de Aparecida de Goiânia.
De acordo com a defensora pública Michelle Bitta, trata-se do início da expansão da atuação do Centro de Atendimento Multidisciplinar, que em breve também deverá ser expandido aos demais municípios onde a Defensoria Pública está instalada de forma permanente. Entre os atendimentos que deverão ser realizado a partir da próxima semana estão a busca ativa de certidões e a emissão da segunda via de forma gratuita, orientação previdenciária e acesso a benefícios de prestação continuada, CAD Único, aferição da condição de hipossuficiência para fins de exame de DNA, acompanhamento de demandas de mulheres vítimas de violência, bem como de crianças com mães presas. “Os profissionais vão atuar nos casos por solicitação dos defensores públicos, a fim de um olhar multiprofissional”, explica.