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26/03/2019

GO: Parceria disponibiliza intérprete de Libras para atendimento de pessoas surdas na Defensoria Pública

Fonte: ASCOM/DPE-GO
Estado: GO
A pessoa surda que precisar de intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para atendimentos na Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) pode agendar a disponibilização gratuita de um profissional na Central de Interpretação de Libras (CIL), da Prefeitura de Goiânia. A DPE-GO conta com esta parceria para promover a inclusão social, facilitar a comunicação e agilizar os atendimentos. Assim aconteceu com a estudante Waldecy Korinny Bispo dos Santos, 18 anos, que procurou a Defensoria Pública, na manhã de segunda-feira (25/3), para ter acesso ao cartão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) à pessoa com deficiência.
 
Waldecy estava acompanhada do intérprete Vinícius Batista dos Santos, da CIL, que oferece o serviço com agendamento prévio. Esse agendamento pode ser feito pela Defensoria Pública ou pela própria pessoa junto à CIL.
 
A estudante explica que os surdos encontram dificuldades com a comunicação quando precisam buscar um atendimento. “Nóssurdos às vezes precisamos de ajuda, pela questão da comunicação, por isso vim com um intérprete apoiando, para buscar a ajuda junto à Defensoria Pública. Essa questão da comunicação é limitante. Nós nos comunicamos por Libras, mas deu tudo certo aqui na Defensoria”, informa.
 
Acompanhada do namorado, Gilberto Batista dos Santos, que também é surdo e mudo, a estudante enfatiza que a surdez não é condição limitante. “Eu não me sinto envergonhada, me posiciono, tenho essa coragem mesmo, de buscar aquilo que preciso. Hoje, nós conseguimos o que queríamos junto à Defensoria. Eu agradeço a Defensoria por este apoio.
 
CIL
 
O objetivo da Central de Interpretação de Língua Brasileira de Sinais (CIL) é promover a inclusão social de surdos e facilitar acesso a diversos serviços, como atendimentos na Defensoria Pública, consultas médicas, entrevistas de emprego ou atendimentos em órgãos públicos. A Central é um órgão da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas.
 
Para obter o acompanhamento de um intérprete de Libras durante o atendimento na Defensoria Pública do Estado de Goiás pode procurar a CIL, que funciona na Rua 99, nº 66, no Setor Sul, em Goiânia. O horário de atendimento é das 7 às 19 horas, de segunda a sexta-feira. Mais informações (62) 3524-2636 ou 9 9231-4704 (Whatsapp).
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