Perseguindo seus objetivos e missões institucionais, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE-BA em Bom Jesus da Lapa participou de uma assembleia com as comunidades quilombolas do Território do Velho Chico. Vinte e uma comunidades estiveram representadas no evento realizado na zona rural do Município de Serra do Ramalho.
O defensor público Rafael Couto disse que o objetivo da participação da Defensoria Pública no evento, é levar às comunidades quilombolas a educação em direitos. De acordo com Rafael Couto, a palestra teve como tema o que é Defensoria Pública, o seu papel e atribuições. “Ouvimos as lideranças comunitárias que levantaram algumas demandas, tais como educação quilombola, poluição de rios e lagoas e regularização fundiária”, explicou o defensor público.
Carlídia Pereira de Almeida do Quilombo Lagoa do Peixe em Bom Jesus da Lapa afirmou que “a Defensoria Pública chega a Bom Jesus da Lapa em um momento ímpar, só tendo a somar com as comunidades quilombolas, os assentados e os acampados, dentre outros. Indo para luta de fato atrás de nossos direitos”.
A assembleia realizada nos dias 22 e 23 contou ainda com a participação da defensora pública Claudia Conrado. A Defensoria Pública de Bom Jesus da Lapa atenderá também aos moradores dos municípios de Serra do Ramalho, Sítio do Mato e Paratinga.