Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
18/03/2019

BA: Cresce o número de acessos para agendamento online dos serviços da Defensoria

Fonte: ASCOM/DPE-BA
Estado: BA
Desde que o sistema de agendamento online da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE-BA foi lançado, há um ano e três meses, mais de 18 mil pessoas já aproveitaram esta facilidade e tiveram acesso ao agendamento dos serviços da Instituição através do celular, computador ou tablet. Na última terça-feira, dia 12, foi registrado o maior pico de solicitações: 181 pessoas acessaram o sistema, em um único dia, para agendar os seus atendimentos. A média, antes, era de cerca de 60 acessos diários.
 
“Antes, tínhamos que vim pessoalmente e encarar uma fila enorme. Agora, está tudo mais fácil e prático: basta agendar e vir no dia e na hora certa”, comprovou a empregada doméstica Eliana Pereira dos Santos, 53 anos, que foi atendida na Casa de Acesso à Justiça – CAJ I – da Defensoria, no Jardim Baiano, pontualmente às 7h30, conforme agendamento.
 
Quem também comprovou o quanto o agendamento online facilita a vida dos que precisam da Defensoria foi o mecânico de refrigeração Dilton Junio Vieira Silva, 27 anos, que também tinha atendimento na CAJ I, às 8h30. “Não tem mais aquela contramão de sair cedo de casa e vir aqui pegar fila, pegar senha, voltar para casa e ser atendido outro dia. Agora, tudo pode ser feito na palma da mão: é só agendar e a Defensoria te atende no horário exato”, aprovou o mecânico.
 
Com a ideia de que a Defensoria da Bahia está avançando na tecnologia para que o direito chegue a todos, o sistema de agendamento online foi desenvolvido pela Coordenação de Modernização e Informática – CMO – da Instituição e lançado no dia 14 de dezembro de 2017. Há dois meses, o agendamento online ganhou reforço e passou a ser feito, também, através do aplicativo da Defensoria, disponível para o sistema operacional Android. “Nossa ideia foi disponibilizar, de forma rápida, fácil e prática, o acesso de todos os cidadãos aos serviços da Defensoria Pública”, explicou o coordenador da CMO, Thales Almeida, que analisa, diariamente, os acessos ao sistema.
 
Das mais de 18 mil solicitações feitas até agora, o agendamento de ação de alimentos é o assunto que mais registra solicitações, correspondendo a cerca de 6 mil casos relatados. Em seguida, vem assuntos como divórcio, guardas dos filhos, exames de DNA – para investigação e reconhecimento de paternidade, alvarás, dissolução de união estável e diversas outras solicitações. Do total de solicitações, a maioria é feita pelo celular (60,7%) e tem, também, os registros dos agendamentos feitos pelo computador (38,6%) e tablet (0,7%).
 
 
Como funciona
 
Para fazer o agendamento online dos serviços da Defensoria, o usuário deve acessar o site https://agenda.defensoria.ba.def.br/ ou o aplicativo Defensoria Bahia e preencher o cadastro. Após o cadastro, uma confirmação será enviada para o e-mail informado e é através deste e-mail que a equipe da Central de Relacionamento ao Cidadão – CRC – enviará a confirmação com data, horário e local do atendimento. “Por enquanto, este serviço de agendamento online está disponível apenas para Salvador, mas pretendemos, logo em breve, estender para as cidades do interior onde tem Defensoria. A facilidade alcançará todos os nossos assistidos”, anunciou o subdefensor público geral, Pedro Paulo Casali Bahia.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)