Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
12/12/2018

PR: Projeto Lei Maria da Penha na Escola encerra em Guarapuava

Fonte: ASCOM/DPE-PR
Estado: PR
Com objetivo de combater a violência doméstica e intrafamiliar, a Defensoria Pública – sede Guarapuava - com a Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher do município realizou o Projeto “Lei Maria da Penha na Escola”. As atividades aconteceram na Escola Municipal Pawlina do Amaral, no Bairro Morro Alto e envolveram toda comunidade escolar.
 
A escolha desta escola deu-se pelos altos índices de vulnerabilidade social e violência contra a mulher registrados nos Boletins de Ocorrência da Politica Militar no bairro, conforme identificou a Secretaria da Mulher de Guarapuava. Assim, para Assistente Social do CAM  - Adriele Inacio – a falta de informação aliada à situação social e econômica das pessoas dificulta a superação da violência “por isso a importância de se trabalhar com responsáveis, alunos e professores, na tentativa de criar uma rede de apoio às famílias que sofrem violência”, ressaltou.
 
Neste sentido, o projeto aconteceu, entre os meses de julho e setembro, dividido em três etapas: professoras/es que receberam orientações dos tipos de violência e as formas de encaminhamento; Pais, mães e/ou responsáveis que por meio da Justiça Restaurativa refletiram sobre a violência; por fim, estudantes que através de oficinas receberam informações sobre a temática e puderam elaborar material com suas percepções e formas de superação da violência.
 
O encerramento do projeto aconteceu na faculdade UNICENTRO, dia 07 de dezembro de 2018, com participação dos alunos/as, professores/as e integrantes do Projeto de Extensão Florescer de combate a violência contra a mulher da Universidade, que promoveram os vídeos apresentados pelos alunos. O momento foi de emoção e também de reflexão e tomada de consciência dos processos de violência que tantas crianças vivem em suas casas.
 
O material foi exposto neste dia e ficará à disposição das escolas municipais. Pretende-se estender o projeto, no próximo ano, a demais escolas, pois Guarapuava ainda apresenta números elevados de violência contra a mulher.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)