Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
11/12/2018

SP: Defensoria faz cerca de 150 atendimentos em mutirão de negociação de dívidas na Capital

Fonte: ASCOM/DPE-SP
Estado: SP
Foram feitos cerca de 150 atendimentos no mutirão de renegociação de dívidas realizado pela Defensoria Pública de SP na última sexta-feira (7), em seu espaço de atendimento inicial na Capital (Rua Boa Vista, 150, Centro).
O evento foi coordenado pelo Núcleo Especializado de Defesa do Consumidor, em conjunto com Procon Paulistano, Idec, Eletropaulo, Comgás, Sabesp, Abecs, Associação Comercial e SCPC Boa Vista, entre outros parceiros.
 
Durante o mutirão, os consumidores tiveram a oportunidade de assistir a minipalestras do Idec sobre educação financeira e passaram por uma pesquisa do SCPC Boa Vista para identificar seus credores e analisar sua capacidade de pagamento.
 
Após a análise, as pessoas receberam orientações jurídicas e tiveram formulados por meio da plataforma www.consumidor.gov.br seus pedidos de renegociação de dívida com as entidades financeiras ou as concessionárias de serviços públicos parceiras da iniciativa, que têm prazo de 10 dias para dar resposta.
 
“Nós prestamos orientação jurídica e fazemos uma análise da capacidade de pagamento dessa pessoa, para ver se de fato ela tem condições de fazer aquela proposta de acordo”, afirma a Defensora Pública Estela Waksberg Guerrini, coordenadora auxiliar do Núcleo de Defesa do Consumidor.
 
O comerciário Antonio, de 61 anos, compareceu ao mutirão buscando renegociar a dívida com um banco. Ele, que já havia feito uma negociação mas, devido a problemas financeiros, teve que parar de pagar as prestações, saiu satisfeito com o atendimento e esperançoso por conseguir finalmente se livrar da dívida.
 
Já a estudante de Serviço Social Lídia, de 56 anos, procurou o mutirão para tentar conseguir uma proposta mais factível para pagar suas contas de energia elétrica, acumuladas há cerca de cinco anos devido a gastos com saúde na família. “Tinha coisas que eu achava muito complicadas e fui bem orientada. Foi maravilhoso”, disse Lídia sobre o atendimento recebido na Defensoria.
 
O mutirão teve início por uma etapa virtual, de 30/11 a 7/12, em que as pessoas puderam registrar suas reclamações e pedidos de renegociação com as empresas credoras pela internet por meio do site www.consumidor.gov.br. No dia 4/12, o Núcleo de Defesa do Consumidor também promoveu um atendimento especial sobre o tema no posto da Defensoria na Assembleia Legislativa.
 
O evento foi divulgado pela imprensa e coberto por veículos como TV Globo e GloboNews.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)