Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
11/12/2018

PB: Novos núcleos de atendimento dão mais visibilidade à DPE no Sertão

Fonte: ASCOM/DPE-PB
Estado: PB
Dentro da proposta de interiorização das ações e oferecimento de melhores condições de trabalho aos defensores públicos e atendimento aos assistidos, a atual gestão da Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) inaugurou e reformou três Núcleos Regionais de Atendimento no Sertão do Estado. Nas cidades de Patos e Sousa, onde o atendimento acontecia dentro dos fóruns, a DPE-PB instalou efetivamente Núcleos de Atendimentos em prédios de uso exclusivo da Instituição. Já em Cajazeiras, único local com prédio próprio fora da Capital, o Núcleo foi completamente reformado e modernizado. 
 
“Madalena Abrantes reconheceu a importância da cidade de Sousa e nos contemplou com um prédio grande, uma sede própria com salas para atendimentos. O nosso local de trabalho melhorou bastante. Antes, trabalhávamos em uma pequena sala no Fórum ‘José Mariz’ com apenas três computadores para os defensores e assistentes. Hoje, estamos bem localizados, cada um tem sua sala e seu computador. Graças a essas ações a Defensoria de Sousa melhorou bastante”, ressaltou Maria Aldevan Abrantes Fortunato, coordenadora do Núcleo da DPE-Pb na cidade. 
 
Morador da cidade de Aparecida, o motorista Fabrício Araújo já foi duas vezes ao Núcleo da Defensoria em Sousa. Na primeira vez, ele acompanhou um colega de trabalho que respondia a processo administrativo. Na segunda vez, o processado era ele próprio. Ao comparar a primeira e a segunda ida ao local, ele percebeu as mudanças. Disse que, na primeira vez, a Defensoria funcionava numa sala do Fórum, em local de difícil acesso. “Agora a Defensoria está em um local melhor, de fácil acesso e mais arejado”, disse. 
 
 
Reforma melhora atendimento em Cajazeiras
 
Em Cajazeiras, onde a média de atendimento varia de 25 e 30 atendimentos por dia, a Defensoria Pública também ganhou espaço renovado. O Núcleo também abrange as cidades de Cachoeira dos Índios e Bom Jesus e tem aproximadamente 90% dos atendimentos na área de família. 
 
“Com a reforma, conseguimos dar mais conforto aos assistidos. Hoje, o prédio tem mais estrutura. As instalações estão bem melhores. Antes, nem portas os banheiros tinham. O fato é que estamos dando mais dignidade a quem nos procura”, destacou a coordenadora do Núcleo, Aline Motta de Oliveira, que também apontou melhoria no atendimento a partir dos investimentos feitos na informatização dos dados, com a implantação do sistema “Solar”.
A aposentada Eliene Carvalho de Oliveira procurou a Defensoria em busca de um atestado de óbito. “Fui recebida como um ser humano e tratada de igual para igual, com respeito e atenção. Tudo muito ágil e sem demora”, elogiou a aposentada. 
 
 
Núcleo de Patos faz atendimento rápido e eficaz
 
Discurso semelhante tem a dona de casa Lindinalva Ferreira Batista, que foi à Defensoria Pública em Patos para tentar resolver um problema relacionado ao pagamento de pensão de alimentos. “Trataram-me muito bem e deram andamento rápido ao processo”, frisou. Ainda em Patos, a auxiliar de serviços Angélica Janaína também elogiou o atendimento: “Foi ótimo, rápido e eficaz”. 
 
O coordenador do Núcleo de Atendimento da DPE em Patos, Gerardo Rodrigues, ressaltou a importância de atuar em espaço próprio e com estrutura, especialmente por se tratar da maior cidade do Sertão e que atende outros nove municípios da região. 
 
“Temos uma avaliação muito positiva dos avanços que a Defensoria ganhou na gestão da defensora geral Madalena Abrantes. Sem dúvida, a Defensoria ganhou mais profissionalismo na gestão de pessoas. Aqui em Patos ganhamos estagiários e assessores”, lembrou Gerardo Rodrigues.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)