Desde que foi firmada a parceria com o Consórcio Grande Recife, em 2017, a Defensoria vem registrando mais de 5,4 mil atendimentos de usuários do Vem Livre Acesso. Deste montante, 70% casos foram resolvidos de forma administrativa, e o restante, de forma judicial.
A ação, promovida pela Subdefensoria de Causas Coletivas, atende a população que teve o cartão de acesso bloqueado. Logo, conta com a atuação de Defensores Públicos, servidores, estagiários, e com a própria equipe do Consorcio Grande Recife. Sendo realizada, portanto, às sextas-feiras, na Sede da Defensoria Pública do Estado. Ressalta-se, aqui, que o evento, hoje, está na sua 11ª edição. Contudo, para a marcação de atendimento é necessário que o interessado ligue para o Call Center da DPPE, pelo número 0800.081.0129.
Para o Subdefensor das Causas Coletivas, Henrique Alcoforado Domingues, a parceria entre o Consórcio e a Defensoria surgiu em decorrência da grande demanda de pessoas que tiveram o benefício cortado e que procuraram a Defensoria Pública do Estado. “Cada caso é analisado individualmente. Verificamos se há necessidade de intervenção judicial ou não. A maioria dos casos estão sendo resolvidos de forma administrativa, com a concessão, revalidação ou demonstração", enfatizou.