Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
12/06/2018

PB: Núcleo do Consumidor investe na conciliação e evita judicialização de 90% dos conflitos

Fonte: ASCOM/DPE-PB
Estado: PB
Em um ano, o Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) da Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPPB) evitou a judicialização de 90% das ações que chegaram à instituição por meio da sua Câmara de Conciliação. Com o objetivo de solucionar conflitos entre as partes, o Núcleo é mais um reforço para os consumidores na defesa dos seus direitos.
 
Procurado especialmente por quem enfrenta problema com planos e seguros privados de assistência médica à saúde, contas de cartão de crédito ou se sentiu ludibriado em alguma operação no comércio, o Nudecom tem alcançado, segundo o defensor público e coordenador do Núcleo, Manfredo Rosenstock, expressivos resultados na solução de conflitos através da conciliação e mediação extrajudicial.
 
Esses resultados se refletem no aumento da procura pelo Núcleo, que já superou em 20% o número de processos administrativos abertos em 2017.
 
“Há um esforço muito grande por parte de toda a equipe, que tem se empenhado em torno do objetivo comum de solucionar conflitos envolvendo superendividados e empresas prestadoras de serviços públicos, assim como comércio e administradoras de planos da saúde suplementar”, ressaltou Manfredo Rosenstock.
 
Judicialização – Embora o principal objetivo do Nudecon seja a solução de conflitos entre as partes, o Núcleo também tem registrado êxito quanto a judicialização  dos processos, especialmente àqueles relacionados a saúde suplementar, motivados pela necessidade de procedimentos e tratamentos negados pelos planos de saúde, a exemplo de fornecimento de próteses, órteses, medicamentos e tratamentos especiais.
 
Esse êxito pode ser dimensionado pelo deferimento de quase 100% dos pedidos de tutela antecipada para realização de procedimentos como cirurgia bariátrica, tratamento e cirurgia de câncer de próstata, procedimento cirúrgico no cérebro, ressonâncias magnéticas, sessões de terapias ocupacionais diversas, entre outras.
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)