Uma equipe de mais de 80 pessoas, entre parceiros, membros e servidores da Defensoria Pública do Estado do Pará, iniciou uma viagem na manhã de segunda-feira (8) em direção à Ilha do Marajó para uma ação de cidadania em comemoração ao Dia Nacional da Defensoria Pública. Esta é a primeira vez que a data será comemorada no interior do Estado.
A escolha dos municípios de Anajás, Melgaço e Breves levou em consideração os baixos Índices de Desenvolvimento Humano na região, que estão entre os piores do País. Entre os dias 10 e 18 de maio, os municípios receberão atendimentos do Programa Pai Legal, que faz o reconhecimento de paternidade por meio dos testes de DNA; ações de divórcio e oferta de alimentos; bem como atendimentos do programa Balcão de Direitos, com emissão, segunda via e retificação de registros civil, fotos 3x4, ações de conciliação, dentre outros serviços.
A Defensora Pública-Geral, Jeniffer de Barros Rodrigues, declarou, na oportunidade da saída do barco, que a Defensoria Pública é composta por um grande mosaico de pessoas com a missão de levar cidadania a quem precisa. "Muita gratidão a todos que se dedicaram na logística gigantesca, ficou a prova do quanto somos capazes de fazer juntos!", afirmou. A Defensora Pública-Geral agradeceu ainda aos parceiros: "Governo do Estado do Pará, por meio do Governador Simão Jatene, e toda a equipe do governo que tornou possível, Propaz, Polícia Civil, Polícia Militar e Sespa; Ministério Público do Estado do Pará; Tribunal de Justiça do Estado do Pará; Ministério do Trabalho e Emprego; Prefeituras de Anajás, Melgaço e Breves".
CAPITAL
Belém também receberá ações em alusão ao Dia Nacional da Defensoria Pública no dia 19 de maio. O Núcleo de Atendimento Especializado da Família (Naefa) realizará 100 atendimentos, além de palestra sobre Constelação Familiar. Já o Núcleo de Defesa do Consumidor (Nucon) fará conciliações e orientações jurídicas.