Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
23/03/2017

Famílias Afetivas - Mãe do coração escolhe adotar filho do ex-marido fruto de relação extraconjugal

Fonte: ASCOM/DPE-BA
Estado: BA
Há mais de trinta anos Nelza Nabuco de Morais, de 59 anos, escolhe todos os dias compartilhar aquele amor materno, que cuida, passa dificuldade, mas cria - e bem - sua prole. Escolheu amar e criar um bebê fruto de relacionamento extraconjugal do seu ex-marido. Hoje, quase 34 anos depois, sob o cuidado da mãe afetiva, Wagner Ribeiro se tornou adulto, analista de sistema, genitor de duas meninas e, como definiu, um pai mais que presente. Agora, a mãe afetiva vai adotar seu filho do coração oficialmente: a Defensoria Pública do Estado da Bahia - DPE/BA ingressou com uma Ação de Adoção de Pessoa Maior e, daqui a um tempo, Wagner Ribeiro passará a se chamar Wagner Nabuco de Morais Ribeiro, com o nome da mãe no documento de identificação.
 
Para ambos, o encontro e a convivência entre os dois só reforçou a ideia de que o sangue não é determinante para criação de uma família afetiva. "A presença sempre foi dela, ela sempre foi pai e mãe, em tudo: amor, carinho, em termos de escola, educação... em tudo. Sempre foi ela!", afirmou Wagner. Questionada sobre o maior aprendizado da história com o filho afetivo, Nelza não teve dúvidas: "O amor que ele me deu... Minhas netinhas que chegam me chamando de vovó", disse.
 
A espera para que a Justiça acate o pedido da Defensoria para a adoção de Wagner tem sido inquietante: "Eu, sinceramente, estava doido que isso acontecesse. Nunca disse isso a ela, mas eu sempre quis que tirasse esse nome [mãe biológica]. Por mim, eu só deixava o nome dela. Desde quando a gente deu entrada, que eu fico ansioso, fico nervoso. Não dá vontade nem de sair com o documento (atual, sem a inclusão do nome da mãe adotiva)", compartilhou.
 
Essa é uma das diversas histórias de baianas e baianos que formam uma família afetiva, aquela composta por pessoas que escolhem estabelecer laços familiares com base no afeto. Esse tipo de relação, construída dia a dia com amor, é tema da campanha 2017 da Associação Nacional dos Defensores Públicos - Anadep e do Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais - Condege, em parceria com a Defensoria Pública da Bahia, Associação dos Defensores Públicos da Bahia e Defensorias e associações estaduais de defensores públicos. 
 
Clique aqui e veja a matéria na TV Soteropolitana
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)