Nenhum evento previsto.
06/12/2016
GO: DPE passa a contar com 57 defensores públicos
Fonte: ASCOM/DPE-GO
Estado: GO
Estado: GO
A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) reforça sua equipe com mais 15 defensores públicos de 3ª Categoria que foram empossados em cerimônia solene na manhã desta segunda-feira, dia 05, no Auditório Costa Lima da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). Com a posse, sobe para 57 o número de defensores públicos em Goiás. Os novos defensores estão fazendo o Curso de Preparação, Adaptação e Formação e já começaram a trabalhar.
O defensor público-geral, Cleomar Rizzo Filho, lembrou das conquistas dos últimos quatro anos à frente da Defensoria Pública. “A Defensoria Pública saltou de um quadro de cinco defensores públicos para 57. Desafio qualquer um a me dizer qual instituição no país teve crescimento superior a 1000% na carreira com a posse dos novos colegas, novos guerreiros verdes que chegam para somar força nesta tarefa de garantir assistência jurídica integral e gratuita aos mais vulneráveis”, pontuou.
O defensor público-geral aproveitou a ocasião para agradecer o apoio do governador Marconi Perillo no fortalecimento da instituição. “Eu quero agradecer ao governador Marconi Perillo porque se hoje existe Defensoria Pública em Goiás é porque ele teve a vontade de fazer nossa instituição acontecer. Na criação e sanção da lei que a instituiu em 2005, na sua instalação em 2011, e na nomeação do primeiro Defensor Público-Geral”, afirmou. O defensor público-geral agradeceu também à contribuição do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Hélio de Sousa, e a todos os demais deputados estaduais, especialmente o deputado Virmondes Cruvinel, que foi o primeiro a abraçar a Defensoria Pública na Alego.
AGDP
O representante da Associação dos Defensores Públicos de Goiás, Domilson Rabelo, deu boas vindas aos novos defensores públicos e disse que a Defensoria Pública é uma grande família que está de braços abertos para receber novos membros para consolidar os sonhos de todos os servidores. “Vários fatores podem ser citados para justificar o aumento da nossa demanda, como a crise econômica e da situação política, por exemplo; mas pra mim, o fator decisivo é a atuação exemplar de cada colega que dedica seu tempo e conhecimento aos nossos assistidos”, declarou.
O orador dos novos defensores públicos, Francisco Fabiano Silveira Barros, ressaltou que a principal missão dos empossados é tratar os assistidos da DPE-GO com excelência. “Nós estamos aqui para atendermos aquelas pessoas que não tinham quem às defendesse. Eu não quero desprezar o trabalho dos advogados dativos, mas existem algumas prerrogativas legais que são exclusivas do defensor público na defesa dos necessitados. Eu quero lembrar também da contribuição do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE) para a realização do concurso que possibilitou a nossa posse. O defensor público-geral Cleomar Rizzo Esselin Filho teve atuação decisiva para que os nossos sonhos se tornassem realidade e pudéssemos estar aqui compartilhando esse momento de alegria com nossos amigos e familiares. Pra mim é motivo de orgulho fazer parte dessa equipe depois de ter trabalhado fazendo frete na feira e ter estudado em escola pública”, salientou.
Homenagem
O defensor público Luiz Paulo Barbosa da Conceição, em nome de todos os empossados, prestou uma homenagem ao defensor público-geral, Cleomar Rizzo Esselin Filho, que recebeu uma placa como forma de reconhecimento por sua dedicação e luta pelo fortalecimento da Defensoria Pública. “A sua gestão foi essencial para que a Defensoria Pública chegasse onde está hoje. Uma instituição forte, importante e respeitada, porque a roda da Defensoria Pública está em constante movimento e graças ao seu trabalho, outras pessoas podem sonhar em fazer parte desta instituição”, ressaltou.
DPE-GO e Executivo Estadual
O procurador-geral do Estado, Alexandre Tocantins, disse que teve a honra de ter participado da concepção da Defensoria Pública quando esteve à frente da Procuradoria de Assistência Judiciária de Goiás e dos debates que levaram à criação da DPE-GO. Para ele foi um privilégio dar um pouco de atenção a pessoas que não tinham ninguém para defendê-las. “Esse contato com o assistido é um privilégio de vocês defensores públicos. Só de ouvi-los, acredito que 60% de seus problemas já são resolvidos. Essa é uma profissão muito honrada e o nosso governador Marconi Perillo sabe disso. Nós podemos estreitar ainda mais os nossos laços fazendo uma parceria institucional do Governo do Estado com a Defensoria Pública para discutirmos o que ainda falta para a implementação dos direitos da Defensoria Pública”, relatou.
A mesa de autoridades foi ocupada pelo defensor público-geral, Cleomar Rizzo Esselin Filho; o procurador-geral do Estado, Alexandre Tocantins, representando o governador Marconi Perillo; a subdefensora pública-geral, Lúcia Silva Gomes Moreira; o corregedor-geral da DPE-GO, Luiz Henrique Silva Almeida; e o defensor público Domilson Rabelo, representando a Associação dos Defensores Públicos do Estado de Goiás. Participaram ainda gerentes, superintendentes e servidores, além de familiares e amigos dos empossados.