Departamento de Atendimento Psicossocial e o Núcleo de Direitos Humanos buscam fortalecer parcerias e a articulação da rede
Na tarde desta segunda-feira (21), o Departamento de Atendimento Psicossocial (DAP) e o Núcleo de Defesa Direitos Humanos da Defensoria Pública do Distrito Federam estiveram no Centro POP de Brasília. O objetivo da reunião foi conversar sobre as maiores demandas da população em situação de rua e como o atendimento em rede pode ser mais integrado.
O gerente do Centro POP, Luan Grisolia, e a educadora social, Verônica Dias, mostraram as dependências do local e discutiram questões referentes ao trabalho das instituições. “Essa aproximação, principalmente da área da Justiça, ajuda muito a gente na luta para que possamos nos firmar e fortalecer o atendimento”, diz Grisolia. Para Roberta de Ávila, coordenadora do DAP, o debate com a rede promove o esclarecimento. “Contribuiu bastante para enriquecer o nosso olhar e nosso tratamento para a população de rua”, declara.
O Centro POP é um espaço para que a pessoa em situação de rua possa receber diversos tipos de acolhimento. Entre os serviços, estão a distribuição de café da manhã e almoço, assistência para retirada de documentos pessoais, guarda de pertences, banheiros e um espaço para lavagem de roupa à disposição dos usuários. Além disso, Grisolia conta que os pedidos de auxílio excepcional – para pagamento de aluguel – e auxílio vulnerabilidade têm uma demanda alta. “O nosso papel principal é de acompanhamento técnico e de fornecimento de políticas de assistência social”, explica.
A Defensoria Pública tem um termo de cooperação com a Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Social (Sedestmidh) – da qual o Centro POP faz parte – até o mês fevereiro do próximo ano. Ficou acordado na reunião que haverá a união de forças para que o termo seja renovado e a parceria continue. Estavam presentes também o defensor público e o assessor do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos da Defensoria, Fábio Levino e Márcio Nunes, respectivamente, e a assistente social da Defensoria, Diene Tavares.