Nenhum evento previsto.
19/10/2016
Defensores Públicos participam de intercâmbio do BLODEPM no Chile
Fonte: ANADEP
Estado: DF
Estado: DF
As defensoras públicas estaduais Monique Rodriguez da Cruz (AM) e Rivana Barreto Ricarte de Olivera (AC) estão no Chile para participar do Programa de Intercâmbio do Bloco dos Defensores Públicos Oficiais do Mercosul (BLODEPM), que ocorre em Santiago (Chile), até o próximo sábado (22). O foco do intercâmbio é a área penal e tem como objetivo fortalecer o modelo da Defensoria Pública por meio da troca de experiências e de conhecimentos. Também compõe o grupo defensores da Argentina, Uruguai e Venezuela.
Durante o estágio, os participantes têm a oportunidade de conhecer a realidade e o trabalho desenvolvido pela Defensoria Pública do Chile. Ao final, os organizadores vão apresentar um relatório para os países de origem dos intercambistas e para o Conselho de Defensores Públicos do BLODEPM.
Ao recepcionar os defensores, o presidente da Associação Interamericana de Defensorias Públicas (AIDEF), Andrés Mahnke, que é do Chile, destacou a importância da atuação dos defensores públicos no Sistema Interamericano de Direitos Humanos. Segundo ele, o estágio é um espaço de troca e de construção de uma rede entre os países participantes. "Muitas das linhas especializadas de defesa da nossa Instituição surgiram de encontros como este, o que enfatiza a importância de incorporar estas atividades de formação e de transferência de boas práticas entre os defensores”, explica.
Um dos destaques da agenda do intercâmbio foram as visitas à Cidade da Justiça – que engloba os prédios da Defensoria Pública, Ministério Público e os Fóruns Judiciais. O Supremo Tribunal Federal e o Tribunal de Apelações de Valparaíso também estavam na agenda. O grupo acompanhou audiências e atendimentos aos presos.