Nenhum evento previsto.
19/09/2016
Belém sediou o 2º Fórum de Defensorias Públicas e Direitos LGBTI
Fonte: Ascom/ADPEP-PA
Estado: PA
Estado: PA
Na sexta-feira (16), Belém sediou o 2º Fórum de Direitos LGBTI. Dividido em três painéis, a programação abordou questões direcionadas à orientação sexual. Os temas debatidos envolveram a saúde psicofísica da mulher lésbica, políticas públicas, dupla maternidade e violência doméstica em razão da orientação sexual.
O evento foi promovido pela Comissão de Diversidade Sexual e Identidade de Gênero da Associação Nacional dos Defensores Públicos, em parceria com a Defensoria Pública do Pará, e com o apoio da Associação dos Defensores Públicos do Pará.
O primeiro painel foi com a Terapeuta especialista em relações de casais e familiares, e consultora em desenvolvimento de equipes, Lena Cristina Barros Mouzinho, e com a participação de João Augusto Santos, professor mestre em Ciência Política, também militante de Direitos Humanos, Presidente do PPS Diversidade Pará e ex-gestor da pasta LGBT do Pará. O bate-papo foi mediado pela Defensora Pública Rossana Parente, Diretora Titular da Escola Superior da Defensoria Pública.
No período da tarde, ocorreu o segundo painel, que tratou das relações familiares sob o aspecto civil e criminal. Nayara Bronze, membro do Instituto Popular Eduardo Lauande e da Articulação Brasileira de Lésbicas (ALB) foi a expositora do tema. A Defensora Pública do Pará, Juliana Oliveira mediou a discussão.
Defensores Públicos de outros estados estiveram presentes no Fórum. Durante toda a programação, o público participou com argumentos e indagações sobre os temas debatidos.
A segunda edição do evento reforçou o papel da Comissão de Diversidade Sexual e Identidade de Gênero da ANADEP, que tem como coordenador o Defensor Público Sergio Lima. “A partir dessas discussões, buscamos subsídios para auxiliar a atuação de todos (as) os (as) Defensores (as) Públicos (as) do país. Sabemos que muitas demandas são recorrentes em quase todos os Estados e, como a comissão é essencialmente nacional, a experiência de uns poderá facilmente ser replicada nos demais”, destacou.