Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
28/04/2016

#AcessoàSaúde: Fundador da ONG 'Quanto vale uma vida?' destaca papel do defensor público para sociedade

Fonte: Ascom/ANADEP
Estado: DF
Conheça o Ivan, que conseguiu acesso ao atendimento médico para seu filho, após atuação da Defensoria Pública. Hoje, ele levanta a bandeira da categoria e luta pela ampliação da quantidade de Defensores Públicos.
 
“A Defensoria Pública devolveu o meu filho com vida”, desabafa o vigilante Ivan Rodrigues Sampaio, 40 anos. Há cinco anos, Mateus, hoje com 6 anos, foi internado em um hospital em Fortaleza, Ceará. O plano de saúde recusou o atendimento necessário para o menino, que estava com pneumonia grave. O garoto ficou aproximadamente 51 horas esperando uma vaga na UTI. Ele foi internado às pressas após uma ação com pedido de liminar protocolada pelo Defensor Público Estadual.
 
Desde o nascimento do bebê, a família de Mateus dos Santos Sampaio encontrou dificuldades para criar o garoto. Ele foi diagnosticado aos três meses de vida com microcefalia e paralisia cerebral, mas o quadro de saúde do menino se agravou. Após completar um ano de vida, o menino ficou muito doente e foi levado para o hospital. O plano de saúde autorizou apenas um tratamento intermediário, mas nada eficiente para salvar a vida do menino.
 
O pai da criança não tinha dinheiro suficiente para arcar com o tratamento e muito menos para contratar um advogado para entrar na Justiça. Ele foi indicado por amigos para ir à Defensoria Pública do Ceará.  Ele ficou surpreso com o serviço, que continua ajudando Ivan até hoje. “Os defensores são os anjos da vida”, destaca.
 
Depois de tudo que aconteceu, Ivan resolveu brigar pelo direito a vida. “Enquanto tiver vida há esperança. Quanto vale uma vida?”, afirma. Ele criou um site e, atualmente, levanta a bandeira da igualdade na Justiça. Um dos principais pontos é o fortalecimento e ampliação da Defensoria Pública, para assim cobrir todas as comarcas existentes no Brasil.
 
Clique na imagem e assita ao depoimento de Ivan.  
 
 
Para saber mais sobre a causa de Ivan, entre em contato pelas redes sociais (https://www.facebook.com/ivanrodriguessampaio.sampaio) ou pelo site (www.quantovaleumavida.org). 
 
Campanha Garantir o seu direito é o nosso maior feito
 
O vídeo do vigilante Ivan Rodrigues Sampaio de Andrade faz parte da Campanha da ANADEP "Garantir seu direito é nosso maior feito", que tem por objetivo destacar a representatividade da Defensoria Pública para a sociedade e a atuação do defensor público nas principais demandas que afligem a população. No caso do Ivan, o acesso à saúde. 
 
A Defensoria é responsável pela orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados. De acordo com o IV Diagnóstico da Defensoria Pública no Brasil, desde 2009, a Instituição cresceu 176%. São 5.528 defensores que atenderam mais de 10 milhões de pessoas em todo o país. Um média de 1.869 atendimentos por defensor público.
 
“Garantir o seu direito é nosso maior feito” será um movimento permanente em 2016. Faz parte do escopo da campanha: cartazes, banner, peças para redes sociais, spot para rádio e um vídeo, que explica como funciona a Defensoria Pública e traz ainda detalhes da atuação dos Defensores, como, por exemplo, em casos de falta de medicamentos em hospitais e de problemas para conseguir vagas em creches. O vídeo está em exibição durante os intervalos da programação da TV Câmara e de tvs das assembleias legislativas. Já o spot está sendo veiculado nos intervalos da rádio justiça. 
 
Participe você também da Campanha. Nas redes sociais, utilize a tag #DefensoriaSim. Troque a capa do facebook e do twitter. Compartilhe o spot e o vídeo. Entenda, Divulgue, Valorize!
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
Nenhum evento previsto.
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)