Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
24/02/2016

ANADEP e SDH discutem proposta de parceria para a realização de cursos voltados a defensores públicos

Fonte: Ascom ANADEP
Estado: DF
A diretoria da ANADEP reuniu-se nesta terça-feira (23) com o coordenador-geral do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), Cláudio Augusto Vieira da Silva. O encontro ocorreu em Brasília, na sede da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). Participaram da reunião o presidente da ANADEP, Joaquim Neto; a vice-presidente, Marta Zanchi; e a diretora da Escola Nacional dos Defensores Públicos (ENADEP), Fernanda Mambrini Rudolfo. O Sinase busca articular em todo o território nacional os governos estaduais e municipais, o Sistema de Justiça e as políticas setoriais básicas (Assistência Social, Saúde, Educação, Cultura, etc.) para assegurar efetividade e eficácia na execução das Medidas Socioeducativas de Meio Aberto, de Privação e Restrição de Liberdade, aplicadas ao adolescente em conflito com a lei. A coordenadoria do Sinase integra o Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da Criança e do Adolescente da SDH/PR)
 
Na ocasião, o coordenador falou da possibilidade de a ANADEP e ENADEP firmarem uma parceria com a SDH para a promoção de cursos de ensino a distância e presenciais aos defensores públicos com o objetivo de integrá-los na divulgação e capacitação de pautas convergentes em prol da proteção de direitos da criança e do adolescente.
 
Segundo Silva, a capacitação das pessoas que atuam no sistema é fundamental. “Já temos toda a plataforma digital pronta e um curso voltado para os defensores que atuam na área da infância é importante para construirmos e debatermos o Sinase com os nossos parceiros. É preciso investir na formação e expandir conhecimento”, pontua.
 
ENS e portal: Cláudio Augusto falou sobre o funcionamento da Escola Nacional de Socioeducação  (ENS). A Instituição foi criada com o objetivo de proporcionar formação continuada para os diferentes profissionais que atuam direta ou indiretamente no Sinase. Também apresentou o site da Escola (http://ens.sinase.sdh.gov.br/).
 
O Portal é bastante diversificado. Nele é possível encontrar links sobre os Núcleos Regionais, panorama dos cursos realizados, biblioteca e a área da tecnologia (vídeos, ambiente virtual de aprendizagem e outros). A área de cursos também está disponível na página. Ao todo são três categorias: básico, específico e o de especialização. A ENS tem parceria com a Universidade de Brasília, que contribui para a gestão do site e para o desenvolvimento de cursos, dentre eles, especialização e extensões, com metodologias de ensino de educação a distância e semipresenciais.
 
Os diretores da ANADEP abordaram sobre o trabalho das Comissões Temáticas da ANADEP, entre elas, a da Infância e Juventude e ratificaram o interesse de firmarem parceria para a elaboração do curso. "Temos um trabalho muito intenso na área da infância. Lançamos recentemente uma cartilha voltada para os conselheiros tutelares. A publicação é da ANADEP e da Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Defensoria do Rio do Janeiro", disse Marta Zanchi.
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
Nenhum evento previsto.
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)