Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
23/06/2015

Anadep recebe diretoria do Colégio de Ouvidores

Fonte: Ascom/ANADEP
Estado: DF
O presidente da Anadep, Joaquim Neto, recebeu nesta terça-feira, 23/6, representantes do Colégio de Ouvidores das Defensorias Públicas do Brasil para tratar do fortalecimento das ouvidorias nas defensorias públicas nos Estados. O novo modelo adotado pelo Colégio impõe que o ouvidor não faça parte do quadro de defensores, mas que seja um representante da sociedade civil. Atualmente somente 11 estados contam com essa nova alternativa. 
 
O presidente do Colégio de Ouvidores, Alderon Costa, lembrou que as ouvidorias brasileiras, por muito tempo, foram ineficientes e corporativistas. “Essa ideia de controle externo dará mais credibilidade a e eficiência a instituição – destacou Costa”.O conceito de ouvidoria externa começou dentro da polícia de São Paulo. Em 2009 esse modelo passou a ser implantado dentro das defensorias públicas brasileira – o objetivo é trabalhar a sociedade civil para que ela se sinta presente dentro dos órgãos. O defensor geral do Mato Grosso, Lucio Andrade, convidou Joaquim Neto para participar da próxima reunião de ouvidores que irá acontecer no mês que vem em Cuiabá.
 
O presidente da Anadep colocou a Diretoria de Articulação Social à disposição do colegiado para construir uma parceria nas ações e apoiar as iniciativas dos ouvidores. A Anadep entende a relevância que a Ouvidoria tem como canal entre as Defensorias Públicas e a sociedade. Joaquim Neto ressaltou que, caso esse modelo de interlocução não seja abraçado, as Defensorias Públicas correm o risco de ser perder como ocorreu em outras instituições: “Para se ter uma Defensoria forte, temos que ter um Ouvidoria forte” – disse.
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)