Anadep participa de encontro de defensores públicos do Mercosul
Estado: DF
O presidente da Anadep, Joaquim Neto e a diretora de Relações Internacional da Anadep, Adrina Buguer, representaram a Associação Nacional dos Defensores Públicos na XXI Reunião Especializada de Defensores Públicos Oficiais do Mercosul (Redpo), nesta quinta-feira (18), na sede da Defensoria Pública da União (DPU), em Brasília. No primeiro dia do encontro, os participantes discutiram questões voltadas para a integração entre as instituições que oferecem assistência jurídica à população de baixa renda. O encontro termina nesta sexta-feira (19).
O tema que abriu a reunião abordou a implantação do projeto Visita Virtual, da DPU, destinado a presos estrangeiros no Brasil que têm dificuldade de comunicação com familiares que vivem em algum país do Mercosul. O projeto busca a tecnologia para facilitar o contato entre os presos e a família por meio de videoconferências.
Joaquim Neto ofereceu a todos os presentes um kit que reuni quatro livros publicados pela Anadep, entre eles, a Constituição Histórica da Constituição da República Federativa do Brasil. O presidente da Anadep aproveitou ocasião para convidar todos os integrantes da REDPO para participar do XII Congresso Nacional dos Defensores Públicos, que acontecerá de 4 a 7 de novembro deste, na Faculdade de Direito da Universidade Positivo do Paraná, em Curitiba.
Redpo
Atualmente, a Redpo está sob a presidência pro tempore do defensor público-geral federal do Brasil, Haman Tabosa de Moraes e Córdova. As reuniões especializadas são órgãos vinculados ao Grupo Mercado Comum (GMC) do Mercosul e que se estruturam em torno de temas específicos, como a dos Defensores Públicos Oficiais, dos Ministérios Públicos e das Ministras e Altas Autoridades da Mulher. A Redpo foi criada em 20 de fevereiro de 2004.