Está em fase de preparação, o IV Diagnóstico da Defensoria Pública no Brasil. O estudo, coordenado pela secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e a Agência Brasileira de Cooperação, visa atualizar dados sobre o perfil da Instituição e dos defensores públicos no Brasil.
O Diagnóstico tem como objetivo compreender o funcionamento das Defensorias Públicas no país e subsidiar as reformas judiciárias em curso, sobretudo quanto ao fortalecimento do acesso à justiça. A pesquisa pretende promover um raio-x da Instituição e o perfil sócio-econômico dos defensores. O documento ainda foca na estrutura e atividades da Defensoria (número de membros, áreas de atuação, remuneração, entre outros).
Pesquisa: Para garimpar informações de todas as regiões do país, a SRJ disponibilizou formulário eletrônico para que os defensores possam responder acerca da sua realidade local. As informações fornecidas serão tratadas com sigilo e as respostas não serão ligadas ao nome do participante. Caso não consiga terminar o preenchimento de uma só vez, é possível retornar do ponto em que parou e finalizá-lo posteriormente.