Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
15/10/2014

MG: Defensoria Pública inicia projeto “Defensoria sem Barreiras” em Nova Lima

Fonte: Ascom/DPEMG
Estado: MG
Na sexta-feira (03/10), a unidade da Defensoria Pública em Nova Lima realizou o primeiro atendimento de presos provisórios por videoconferência, dando início à implantação do projeto “Defensoria sem Barreiras”.
 
O projeto, que é resultado de um termo de cooperação técnica celebrado entre a Instituição, os Municípios de Nova Lima, Rio Acima e Raposos e o Instituto Nova Limense de Estudos do Sistema Penitenciário (Inesp), tem como objetivo ampliar a capacidade de atendimento das demandas da DPMG na comarca de Nova Lima.
 
O coordenador local da unidade da Instituição, defensor público Gustavo Dayrell, explica que a ideia da videoconferência surgiu para tentar minimizar a dificuldade de acesso dos assistidos à Defensoria Pública e ao Poder Judiciário, devido à grande extensão da comarca de Nova Lima.
 
No seu primeiro dia de implantação, o projeto “Defensoria sem Barreiras” atendeu três presos provisórios por videoconferência.  Segundo o coordenador Gustavo Dayrell, “na prática, hoje, o defensor tem dificuldade em fazer a defesa de presos que se encontram em outras comarcas. O atendimento por videoconferência permitirá, em fase subsequente, que o defensor atenda presos que se encontram em unidades prisionais de outras comarcas. Pioneiro no Estado, o projeto é de extrema importância, não só pelos motivos já citados, mas também, por significar economia para o Estado”.
 
O evento contou com a presença do coordenador da área Criminal da Capital, João Paulo Torres Dias; dos defensores públicos Gustavo Dayrell e Maria Cecília Oliveira, em atuação na comarca; do juiz criminal Juarez Morais de Azevedo; e da promotora de Justiça, Elva Cantero; além da televisão local, TV Banqueta, que fez a cobertura da inauguração do serviço.
 
A adoção do novo método não implicará em redução nos atendimentos presenciais da Defensoria Pública em Nova Lima, que permanecerá funcionando nos mesmos moldes. A intenção da DPMG é expandir o projeto junto ao sistema penitenciário de Minas Gerais.
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
20 de maio
AGE (Brasília)
12 e 13 de maio (Bahia)
Lançamento da Campanha Nacional
19 de maio (Senado)
Sessão Solene - Dia da Defensoria Pública
10 de junho
AGE
7 de julho
Reunião de Diretoria
8 de julho
AGE
5 de agosto
AGE
8 de setembro
Reunião de Diretoria
9 de setembro
AGE
7 de outubro
AGE
10 de novembro
Reunião de Diretoria
11 de novembro
AGE
1º de dezembro
Reunião de Diretoria
2 de dezembro
AGE
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)