Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
22/03/2012

BNDES e Ministério da Justiça fecham acordo que beneficiará Defensorias Públicas

Fonte: BNDES / Último Instante
Estado: RJ / SP

O acordo de cooperação abre caminho para que todas as Defensorias tenham acesso a uma linha de financiamento de R$ 300 milhões

O Banco Nacional  de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério da Justiça formalizaram nesta quinta-feira, acordo de cooperação que abre caminho para que as Defensorias Públicas de todo o País tenham acesso a uma linha de financiamento de R$ 300 milhões. Os recursos possibilitarão modernizar o funcionamento das defensorias dos Estados, ampliando, assim, o acesso da população à Justiça.

O acordo foi assinado pelo vice-presidente do BNDES, João Carlos Ferraz, e pelo secretário da Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, Flavio Crocce Caetano, em solenidade na sede do Banco. Também participaram da cerimônia a presidente do Conselho Nacional dos Defensores Gerais (Condege), Andréa Tonet; a representante da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), Maria Leonor Carreira; e defensores públicos de Rio de Janeiro, Minas Gerais, Tocantins, Ceará, Maranhão e Sergipe.

Os repasses serão feitos por meio do Programa de Modernização da Administração das Receitas e da Gestão Fiscal, Financeira e Patrimonial das Administrações Estaduais (PMAE). O Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou o acesso das Defensorias Públicas aos recursos em setembro do ano passado, após apresentação de um diagnóstico da Defensoria Pública no Brasil elaborado pela Secretaria da Reforma do Judiciário.

Com a formalização do acordo, representantes do BNDES, da Secretaria da Reforma do Judiciário e do Condege definirão o escopo dos projetos a serem apoiados com recursos do PMAE, bem como os valores para cada Estado. Posteriormente, cada defensoria poderá solicitar os recursos através dos respectivos governos estaduais.

Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)