Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
18/03/2012

Projeto popular pode ser inconstitucional

Fonte: Diário Catarinense
Estado: SC

Embora um projeto pedindo a criação da defensoria pública esteja em análise na Assembleia desde 2010, a ordem no governo é elaborar uma proposta própria. O entendimento da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) é de que criação de estruturas e cargos é um tipo de legislação que só pode ser apresentada pelo governador – o que tornaria inconstitucional a projeto de iniciativa popular.

O governo deve apresentar dois projetos. Um para alterar a Constituição Estadual, criando o órgão, e outro para regulamentar o funcionamento – funções, número de cargos, valor dos salários, etc. A defensoria pública terá orçamento próprio e autonomia para definir sua prioridades, inclusive sobre como se expandir para atuar em todas as cidades do Estado.

As dificuldades financeiras do governo para implantar o órgão contam com a compreensão da Anadep.

– Entendemos as dificuldades e queremos ser parceiros no processo de criação da defensoria, inclusive se houver necessidade de gradualizar essa implantação – diz Cristiano Herbt, diretor legislativo da entidade.

Na OAB catarinense, o clima é de frustração com o fim iminente da defensoria dativa – considerada um modelo de sucesso. O presidente Paulo Roberto de Borba afirma que não cabe à entidade questionar decisões do STF, mas admite que vai reunir os advogados para debater o tema.

– Certamente as pessoas que estão inseridas nesse novo caminho que será dado vão levar em conta a experiência da defensoria dativa em Santa Catarina. Infelizmente, as experiências de defensoria pública nos outros estados são insatisfatórias.

Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)