Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
22/05/2015

Solenidade marca dia do defensor público na CLDF

Fonte: Ascom/ADEP-DF
Estado: DF
Câmara Legislativa do DF comemorou nesta terça-feira (19), o Dia do Defensor Público. O plenário ficou lotado de defensores públicos e servidores da Defensoria Pública que prestigiaram a homenagem proposta pela deputada Liliane Roriz (PRTB). Deputados usaram da palavra para enaltecer o trabalho dos defensores públicos e ratificaram a necessidade destinar recursos para a instituição a fim de melhorar a estrutura, a logística e garantir novas nomeações.
 
Na solenidade, Liliane Roriz ressaltou a figura dos defensores e reconheceu o importante papel constitucional de cada um junto a população carente que não tem como pagar por um advogado. “Sei que muitas vezes os defensores são a única esperança de pessoas que não sabem o que esperar de uma justiça as vezes inatingível”, disse a Deputada.
 
O vice-presidente da ADEP-DF, Raimundo Barbosa, falou aos convidados sobre a satisfação em poder estar ao lado de defensores públicos comprometidos com os princípios da Defensoria. “Me orgulha olhar aqui na frente e ver defensores públicos de verdade, que abraçam efetivamente a causa, que abrem mão, as vezes até da sua vida pessoal, para atender o interesse de quem realmente precisa”. Raimundo completa a sua fala abordando a falta de profissionais da Defensoria Pública. “Não podemos admitir que no estado democrático de direito alguém não tenha o seu direito defendido em virtude da ausência de um defensor público, de uma equipe de apoio ou de servidores”.
 
O defensor geral Ricardo Batista lembrou que o momento é de comemorar as conquistas, vitórias e lembrar a todos sobre os desafios superados – porém não esquecer de que ainda há muito o que fazer. “A carência de defensores é ressaltada não só por nós gestores do órgão, mas pelo parlamento, pelo Judiciário, pelo Ministério Públicos e a Ordem dos Advogados” ressalta Batista. O Defensor Geral lembrou que em 2011 o Distrito Federal mantinha no quadro 214 defensores, contra 192 atualmente. “Atendemos apenas em 60% das varas do Distrito Federal, um número muito pequeno para capital brasileira” concluiu.
 
O deputado Chico Leite (PT), que sempre apoiou as iniciativas da Defensoria Pública, aproveitou o momento para lembrar que se tratava de uma homenagem apartidária e que não poderia deixar de falar sobre participação do pai da deputada Liliane Roriz, proponente da homenagem. “A participação do ex-governador Joaquim Roriz na história da Defensoria foi fundamental” disse Leite. O deputado, que antes de ocupar uma cadeira parlamentar era membro do Ministério Público, contou um pouco da sua relação com a DPDF. “Eu acompanhei toda essa luta como Promotor, sempre fui amigo da Defensoria Pública, sempre fui companheiro, não em hora de eleição, mas nos momentos mais difíceis”, encerrou o discurso.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)