Termo de Cooperação do Projeto “Educação em Direitos” é assinado entre ADPEMA, DPE e SEDUC
Estado: MA
Na tarde desta quarta-feira (20), a presidente da ADPEMA, Clarice Viana Binda, juntamente com o subdefensor-geral do Estado (DPE/MA), Werther Junior, assinaram Termo de Cooperação com a SEDUC/MA do projeto “Educação em Direitos”, que tem como objetivo a inclusão de educação em direitos a estudantes do ensino médio da rede pública.
Com a presença da secretária de Estado de Educação, Áurea Prazeres; secretário adjunto de Projetos Especiais da Seduc, Odair José Soares; Supervisor de Temas Socioeducacionais da Seduc, Luís Câmara Pedrosa, e a Assessora da Seduc, Graça Ferreira, o Termo foi assinado com grande entusiasmo por todos, visando à formação de professores e alunos na área de Educação em Direitos Humanos. “Este projeto foi baseado no exemplo de sucesso da Defensoria Pública do Distrito Federal junto às escolas do DF. Pretendemos com isso conscientizar os jovens e sua comunidade de seus direitos, fomentando uma cultura de paz, além de orientar na resolução de conflitos por eles próprios ou em comunidade, desafogando o Judiciário. Pretendemos que o Maranhão se torne referência em educação em direitos”, ressalta a Presidente da ADPEMA e idealizadora do Projeto, Clarice Binda.
A Secretária de Educação, Áurea Prazeres, assinalou a importância deste projeto para o Ensino Básico maranhense. “É uma excelente iniciativa, pois poderemos aproximar professores e defensores públicos em prol de uma causa tão importante no nosso estado, que é desenvolver a observância de causas sociais e os direitos dos jovens como cidadãos”, define.
O Subdefensor Geral do Estado (DPE/MA), Werther Junior, assinalou a satisfação em ter a Secretaria de Educação como parceria, em tal iniciativa inovadora no Maranhão. “Desejamos trabalhar com os professores em todas as fases, compreender a melhor didática a ser utilizada pelos defensores, além de desenvolver formas de instrumentalização de ensino permitindo uma melhor qualidade educacional na área de educação em direitos”, assinala.