Associação dos Defensores Públicos do DF (ADEP-DF), em parceria com a Defensoria Pública do Distrito Federal, realizou nesta segunda-feira (18), na plataforma inferior da Rodoviária do Plano Piloto, um mutirão de atendimento para esclarecer dúvidas da população. Cerca de 300 pessoas receberam atendimento e puderam se informar sobre como proceder em casos que envolvam, por exemplo, pensão alimentícia, direito do consumidor, injúria racial, violência contra a mulher e idosos. Ações também poderão ser iniciadas no local.
“Estamos não só prestando atendimento jurídico à população e comemorando o Dia do Defensor Público, como também chamando a atenção para a necessidade de maior investimento e aparelhamento da Defensoria Pública, para que a gente consiga exercer o papel de defesa do cidadão e de luta e garantia dos direitos individuais e sociais da população carente do DF”, explica o defensor público-geral do Distrito Federal, Ricardo Batista.
A iniciativa faz parte da semana em comemoração ao Dia do Defensor Público (celebrado no dia 19 de maio) e tem a colaboração da Defensoria Pública da União. A DPU atendeu, inclusive, demandas que não podem ser respondidas pela DPDF, como casos de ações trabalhistas e previdenciárias.
Semana da Defensoria
Dando continuidade às atividades da Semana do Defensor Público, nesta terça-feira (19) começa um ciclo de palestras que seguem até o dia 22. Temas como: Direito do Consumidor, Direito Penal e Direito de Família abordados, respectivamente, pelo procurador-geral de Justiça do DF, Leonardo Bessa, o desembargador aposentado do TJRS, Amilton Bueno e o presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família, Rodrigo da Cunha.
As aulas são voltadas para defensores, assessores e estagiários de Direito e acontecem no auditório da escola, que fica no Setor Comercial Sul, Ed. Venâncio 2000, bloco B-60, sala 240, das 9h às 11h. Ainda na terça-feira, a Câmara Legislativa do DF faz uma sessão solene em homenagem à categoria, a partir das 19h, no plenário da Casa.