Dando continuidade à agenda desta semana, o presidente da ANADEP, Joaquim Neto, acompanhado da vice-presidente da Entidade e presidente da Associação dos Defensores Públicos do Paraná (ADEPAR), Thaísa Oliveira, reuniu-se nesta quarta-feira (29), com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.
Na ocasião, os dirigentes convidaram o ministro para proferir a palestra de encerramento do XII Congresso Nacional dos Defensores Públicos, que será realizado em novembro, na capital Curitiba (PR). Além disso, entregaram ao ministro a Edição Histórica da Constituição da República Federativa do Brasil, publicação especial em comemoração à aprovação da Emenda Constitucional 80/14, que reposicionou a Defensoria Pública no cenário constitucional brasileiro. Ainda deixaram com Mendes o I Relatório Nacional de Atuação em Prol de Pessoas e/ou Grupos em Condição de Vulnerabilidade e o livro Defensoria Pública - O Reconhecimento Constitucional de uma Metagarantia.
Pauta Jurídica: Os representantes da ANADEP aproveitaram o encontro para pedir, ainda, celeridade no julgamento da ADI 4636, que trata sobre a inscrição de defensores públicos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), tratando também sobre assuntos de interesse da Entidade que tramitam na Corte, como a questão da garantia da autonomia da Defensoria Pública.