Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
18/12/2014

Assembleia Legislativa do Maranhão adequa legislação estadual à EC 80

Fonte: Ascom ADPEMA
Estado: MA

A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (AL/MA) aprovou, no último dia 5,  a Lei Complementar n°169, que altera e acrescenta dispositivos na Lei Complementar nº 19, de 11 de janeiro de 1994, responsável pela organização e funcionamento da Defensoria Pública do Estado. A medida atende a uma articulação da Associação dos Defensores Públicos do Maranhão (ADPEMA), baseada em estratégia nacional definida pela ANADEP. 

De acordo com a Lei Complementar, serão criados 30 cargos de Defensor Público para provimento efetivo da Defensoria Pública do Estado e cargos de Coordenadores dos Núcleos Regionais. Além disso, foi repetido no texto estadual o comando trazido pela Emenda Constitucional nº 80/2014, que impõe ao Estado do Maranhão a obrigação de implantar em até oito anos a Defensoria Pública em todas as Comarcas do Estado.

De acordo com o presidente da ADPEMA, Joaquim Neto, a aprovação dessa reforma legislativa era mais do que necessária, sobretudo considerando-se as alterações trazidas pelas Emendas Constitucionais 45/2004 e 80/2014 que reposicionaram a Defensoria Pública, dando-lhe autonomia administrativa, financeira e iniciativa legislativa, bem como equiparando o Defensor Público aos demais atores do sistema de justiça.

Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)