Levantamento do Tribunal de Contas mostra níveis de confiança de sete instituições públicas no Estado
Uma pesquisa encomendada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS) à empresa Foco Opinião & Mercado avaliou, em 2010, a percepção da população gaúcha e dos jurisdicionados sobre o trabalho do TCE/RS e também o nível de conhecimento e de confiança de outras seis instituições públicas – Assembleia Legislativa, Defensoria Pública (DPE/RS), Ministério Público, Polícia Federal, Tribunal de Contas da União e Tribunal de Justiça. Os dados foram divulgados pelo Tribunal na última sexta-feira, dia 4.
A instituição com maior nível de confiança dos gaúchos (confia e confia muito) é a Polícia Federal com 60,14%, seguida pela Defensoria Pública (47,13%), Ministério Público (45,59%), Tribunal de Justiça (44,40%), Tribunal de Contas (32,64%), Tribunal de Contas da União (32,49%) e Assembleia Legislativa (26,11%).
“Se considerarmos somente as instituições do Rio Grande do Sul, a Defensoria assume o primeiro lugar no nível de confiança da população”, demonstra, com satisfação, a defensora pública-geral do Estado, Jussara Acosta. A pesquisa do TCE/RS, segundo ela, além de oferecer dados atualizados, demonstra que o trabalho da Defensoria Pública está no caminho certo. “Mesmo com o menor orçamento entre as instituições do Sistema de Justiça do Estado, estamos conseguindo realizar nosso trabalho de forma consistente. Esse reconhecimento é uma prova disso”, ressalta Jussara.
Outra informação apresentada na pesquisa, destacada pela defensora-geral, é o nível de não-confiança dos gaúchos em relação às instituições avaliadas. Nesse quesito, a DPE/RS fica em primeiro lugar com o menor índice (9,42%), seguida pela Polícia Federal, com 9,72%. “Sabemos que confiança é um fator extremamente importante para o nosso trabalho e atribuímos esse excelente resultado ao desempenho e à dedicação de nossos agentes”, afirma Jussara Acosta.
Nível de conhecimento
A pesquisa também avaliou o nível de conhecimento dos gaúchos em relação às mesmas instituições. O TCE/RS obteve o maior índice no item “conhece muito”, com 31,49%, seguido da Polícia Federal (22,92%) e da Assembleia Legislativa (12,86%). A DPE/RS aparece em quarto lugar, com 12,81%.
O levantamento apresenta, ainda, o grau de conhecimento a respeito das atividades de controle externo do TCE/RS; o ponto de vista da população gaúcha sobre temas polêmicos que merecem a atenção e intervenção do TCE\RS; os pontos que deixam a desejar, as “críticas” na ótica dos jurisdicionados em relação às funções que o TCE/RS exerce; e sobre a necessidades de controle sobre investimentos e obras para a Copa do Mundo de 2014, entre outras questões.
O universo da pesquisa foi composto por 2 mil pessoas maiores de 18 anos, residentes e domiciliados no Rio Grande do Sul, entrevistados em pontos de fluxo das cidades escolhidas para fazer parte da amostra, em sete mesorregiões do Rio Grande do Sul – Centro Ocidental, Centro Oriental, Metropolitana de Porto Alegre, Nordeste, Noroeste, Sudeste e Sudoeste. Mesorregião é uma subdivisão que congrega diversos municípios de uma área geográfica com similaridades econômicas e sociais.