A Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC) inaugurou nesta quinta-feira, 21, sua nova unidade de atendimento em Sena Madureira. Localizada na Rua Siqueira Campos, número 264, no Centro da cidade, a sede foi projetada para oferecer um espaço moderno, acessível e tecnologicamente avançado, garantindo à população local um atendimento jurídico de maior qualidade. A construção, que durou quase sete meses, contou com um investimento de R$ 1,6 milhão provenientes de recursos próprios da instituição.
Defensoras e defensores públicos também marcaram presença na solenidade, a defensora pública-geral, Simone Santiago, a subdefensora-geral, Juliana Marques, a corregedora-geral Roberta Caminha, a coordenadora Cível, Thais Araújo, o coordenador de Cidadania, Celso Araújo, a diretora da Escola Superior da DPE/AC, Juliana Caobianco e os dois defensores que atuam na unidade de Sena Madureira, Moacir Assis e Augusto César.
Prestigiaram a cerimônia de inauguração o governador do Estado do Acre, Gladson Cameli, vice-governadora, Mailza Assis, desembargadora de sempre, Eva Evangelista, o deputado estadual, Gilberto Lira, a promotora do Ministério Público do Acre (MPAC), Maisa Burgos, a presidente da Câmara de Vereadores de Sena Madureira, Ivoneide Bernadino, o coordenador executivo da Associação dos municípios do Acre Marcus Frederick e, representando a Ordem dos Advogados do Brasil seccional Acre, o advogado Livio Passos dos Santos.
Segundo a defensora-geral Simone Santiago, a entrega da nova unidade representa um marco no compromisso da Defensoria Pública com a promoção da cidadania e acesso à justiça. “Estamos avançando para que cada vez mais pessoas possam ter acesso a um atendimento digno e eficiente, isso inclui os municípios do interior, comunidades e localidades mais distantes dos centros urbanos”, afirmou.
O espaço foi concebido para proporcionar mais conforto tanto para os assistidos quanto para a equipe que realiza os atendimentos. Com infraestrutura moderna, a unidade atende à demanda crescente do município e busca melhorar a qualidade de vida dos moradores por meio de serviços jurídicos acessíveis. Para o defensor público Augusto César Freitas, que atua em Sena Madureira, a nova sede traz benefícios claros à comunidade. “Com este espaço, podemos atender as pessoas com dignidade e eficiência, oferecendo o cuidado que cada pessoa merece”, disse.
Os moradores também demonstraram satisfação com a nova unidade. Raimundo Nonato, um dos assistidos, destacou a importância da estrutura moderna para quem busca apoio jurídico. “Agora temos conforto e espaço, e sente que está sendo bem cuidado”, declarou.
A defensora-geral Simone Santiago ressaltou que essa entrega faz parte de um plano maior de ampliação e modernização da Defensoria Pública no Acre. “A nova unidade de Sena Madureira é a concretização de um esforço coletivo para levar a justiça aos que mais precisam. É mais do que uma obra física, é um símbolo do nosso compromisso com a dignidade e os direitos do povo acreano”, concluiu.
Sob a gestão de Simone Santiago e a ampla parceria do governador Gladson Cameli, a instituição passou a expandir sua presença em municípios. Foto: Neto Lucena/Secom.
O governador Gladson Cameli aproveitou a ocasião para anunciar que, em janeiro de 2025, serão empossados mais 11 defensores públicos. O objetivo é ampliar a atuação da Defensoria Pública em todo o estado, promovendo mais justiça e cidadania para aqueles que mais precisam.