Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
03/02/2023

MS: Em Ação Civil Pública, Defensoria consegue ampliar serviço de Ortopedia Pediátrica na Capital

Fonte: ASCOM/DPEMS
Estado: MS
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul ajuizou Ação Civil Pública e conseguiu na Justiça liminar favorável que obriga o Estado e o município de Campo Grande a ampliarem os serviços de Ortopedia Pediátrica.
 
Conforme o defensor público Nilton Marcelo de Camargo, titular da 4ª DP de Atenção à Saúde, o atendimento da especialidade é realizado somente no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap), duas vezes por semana e por apenas dois profissionais especialistas.
 
"A Defensoria apurou que, entre 2016 e 2017, cerca de 1.613 crianças e adolescentes usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) solicitaram uma consulta ou cirurgia em ortopedia pediátrica”, revelou o defensor.
 
Desse número, 485 obtiveram autorização, 11 cancelaram pedido e 303 cancelaram o agendamento. Contudo, mais de 800 ainda aguardavam na fila.
“A conclusão é de que há pouca vazão para a quantidade de demanda. É importante avaliar a ampliação desse serviço”, destacou o defensor público.
 
Ainda, segundo o defensor Nilton, a instituição tentou de maneira administrativa resolver a questão, porém sem sucesso.
 
Diante disso, a Justiça decidiu que Estado e município ampliem os serviços de ortopedia pediátrica prestados pelo Humap mediante a contratação, disponibilização ou cedência de médicos da área, inclusive, preferencialmente para a prestação dos serviços aos pacientes recém-nascidos e crianças e adolescentes que aguardam na fila de espera.
 
Além disso, Estado e município também foram obrigados a unirem esforços para diminuir a fila de espera existente em 30% e, a cada seis meses, realizar avaliação semestral para, se necessário, adotarem outras medidas cabíveis caso seja constado expressivo aumento de demanda.
 
Caso descumpram a decisão, Estado e município de Campo Grande estarão sujeitos a multa diária de R$ 500.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)